PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

BARBATIMÃO CONTRA O HPV


A pesquisa foi desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e teve como objetivo testar a atividade de uma planta medicinal bastante conhecida por seus efeitos farmacológicos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).

USO DE INSUMOS À BASE DE SILICONE NA COSMETOLOGIA DOS CUIDADOS COM A PELE [SKIN CARE]


O silicone pode ser empregado em cremes, cremes-gel e loções proporcionando toque suave, facilidade de aplicação, toque macio e sedoso e formação de filmes permeáveis deixando a pele respirar. Quando utiliza-se o silicone em protetor solar é possível melhorar a atividade de espalhamento, formação de película protetora permeável, barreira resistente a água, redução de pegajosidade, aumento na velocidade de absorção e redução da oleosidade.

NOVOS INSUMOS À BASE DE SILICONE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Primeiro vamos entender o porque dessa busca incessante por inovação na área de insumos, por parte dos fornecedores. Pulando a parte da competição entre indústrias de insumos que é uma coisa que já sabemos, a nova geração de consumidores desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos a tornando cada vez mais exigente e atenta à mudanças e evoluções.

JUSTIÇA NAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO

FITOTERÁPICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Grupo de farmácias de manipulação do estado do Rio de Janeiro conquistou na justiça em fevereiro de 2013 o direito de manipular, vender, expor e estocar produtos fitoterápicos e drogas vegetais sem prescrição médica.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO




CONSULTE SEU FARMACÊUTICO ANTES DA COMPRA PARA A ESCOLHA DA MELHOR FORMA FARMACÊUTICA A SER UTILIZADA DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE!

PELLETS: VAMOS ENTENDER MELHOR?

Dentre as diversas formas farmacêuticas sólidas, destinadas à administração oral, estão incluídos os pellets. As formas farmacêuticas peletizadas datam dos anos 50, quando o primeiro produto foi introduzido no mercado.

RDC 13/2013 Boas Práticas de Fabricação de Produtos Fitoterápicos Tradicionais


A ANVISA publicou nessa última quinta-feira a RDC 13/2013, que estabelece as Boas Práticas de Fabricação para os produtos fitoterápicos tradicionais.

ÁGUA PARA FARMÁCIAS: MONITORAMENTO, CONTROLE DE PROCESSO E AÇÕES CORRETIVAS

Segundo a Resolução RDC nº 67, de 08 de outubro de 2007 que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, no Anexo I, item 7.5, a água utilizada na manipulação de produtos é considerada matéria-prima produzida pela própria farmácia por purificação da água potável. Ou seja, a água potável tem um papel fundamental na manipulação, uma vez que é dela que se produz a água purificada, empregada em várias formulações magistrais.

BALAS, GOMAS E JUJUBAS - CARACTERÍSTICAS E INDICAÇÕES

As farmácias de manipulação estão investindo cada vez mais em inovação para conquistar mais clientes e ajudar nas dificuldades quanto ao uso de medicamentos. Hoje vamos falar sobre as famosas balas, gomas e jujubas, que resumidamente tem formulações bastante parecidas. Vamos entender melhor esta forma farmacêutica.

O Farmacêutico e as revisões das normas sobre fitoterápicos


Olá pessoal! Para quem não tem o hábito de estar sempre conferindo as novidades no âmbito farmacêutico lançadas com frequência no site do Conselho Federal de Farmácia, esta trata-se de uma notícia bastante importante e interessante, pois apresenta uma área pouco explorada e até, para alguns, com pouca importância e crédito. O setor dos fitoterápicos, que cada dia vem ganhando espaço tanto nas pesquisas como nas escolhas das pessoas e dos profissionais prescritores. Segue abaixo a introdução do artigo divulgado no site. 

"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quinta-feira, dia 07 de março, a iniciativa regulatória para revisão das normas sobre medicamentos fitoterápicos, no País. A intenção é flexibilizar a regra em vigor e discutir, com os setores envolvidos, a criação de uma nova categoria de medicamentos: a do produto tradicional fitoterápico. A medida, sem dúvida, promoverá o resgate de medicamentos importantes que vinham perdendo espaço no mercado, valorizará a biodiversidade brasileira, estimulará a indústria nacional de fitoterápicos mas, acima de tudo, abrirá mais espaços para a atuação do farmacêutico"...

O artigo fala também sobre a importância da Farmácia-Viva e como vai funcionar esta iniciativa regulatória. 

PARA LER O ARTIGO COMPLETO CLIQUE AQUI.

Fonte: CFF
Autores do artigo: Autor: Walter Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia, e Nilton Luz Netto Junior, Chefe do Programa Farmácia Viva da Secretaria de Saúde do DF e membro do GT sobre Práticas Integrativas e Complementares do CFF

Manipulação em Pediatria


A pediatria é um grande desafio quando se fala em tratamento medicamentoso, pois as crianças não são "adultos pequenos", por apresentar composição corporal e órgãos em diferentes estágios de desenvolvimento comparando com outras faixas etárias. Portanto, como proceder ao ter que medicar uma criança quando o fármaco apresenta uma única forma farmacêutica, seja ela sólida ou líquida? A concentração disponível exige diluições?

MULHERES!


Olá queridas, hoje não poderia ser diferente a postagem.
Quero desejar uma noite maravilhosa a todas vocês. Parabéns por ser MULHER!!!
Optei por não escrever uma mensagem, pois esse poster do CRF já diz tudo, não acham?!


BOAS PRÁTICAS PARA PRESCRIÇÃO



Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre prescrições médicas. Pode não parecer, mas uma prescrição que não seja feita de acordo com as boas práticas pode trazer problemas gravíssimos. E em alguns casos raros, mas que podem acontecer, um erro de prescrição pode levar o paciente à óbito.

Por que manipular medicamentos?


Olá pessoal! como estão?

Bem... algumas pessoas se perguntam porque mandar manipular medicamentos se é mais simples ir até uma drogaria e comprar? 

Para entendermos o intuito de manipular medicamentos, precisamos saber as diferenças entre medicamentos industrializados e manipulados. Vamos lá!

Bula Magistral?

   
   Sim, já é uma realidade no Paraná. Será o primeiro estado a fornecer as bulas magistrais. Não é uma boa ideia?!

O Começo de tudo!

Olá gente!! 
Bom, desde sempre tive vontade de criar um blog e falar de uma paixão que descobri há quatro anos atrás, que é a FARMÁCIA, mas iniciativa que era bom, nada! rs... E hoje estou aqui, faltando menos de cinco meses de realizar o grande sonho que é ser Farmacêutica então resolvi colocar este blog no ar. Como a área de atuação é gigantesca tentarei postar assuntos relacionados a todas as áreas. Mas confesso que minha paixão maior é Farmácia Magistral, por isso, irei focar mais na F.M. Não esquecendo das novidades da classe e assuntos relacionados. Espero que gostem e que eu possa contribuir de alguma forma para o conhecimento de vocês!!


Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.