PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

Por que manipular medicamentos?


Olá pessoal! como estão?

Bem... algumas pessoas se perguntam porque mandar manipular medicamentos se é mais simples ir até uma drogaria e comprar? 

Para entendermos o intuito de manipular medicamentos, precisamos saber as diferenças entre medicamentos industrializados e manipulados. Vamos lá!

Os medicamentos industrializados são produzidos em grandes quantidades através de equipamentos capazes de fabricar lotes contendo milhões de unidades. As dosagens e concentrações são padronizadas, de modo que os medicamentos possam ser utilizados por grande número de pessoas. Geralmente, este padrão é baseado em uma pessoa que mede 1,70 metros e pesa 70 kg. Na linha de produção industrial existe controle de qualidade em todas as etapas do processo de fabricação, acontecendo análises dos materiais de embalagem, matéria-prima e do produto acabado. São farmacêuticos qualificados que fazem estas análises. A embalagem segue os padrões exigidos pela legislação, onde contém informações sobre o produto como: farmacêutico responsável técnico, lote, fabricação, validade entre outras. E no interior da embalagem tem a bula que apresenta dados sobre indicação, uso, contra-indicações, efeitos colaterais, conservação, interações e outros.
Como a produção é em larga escala, os medicamentos industrializados tem nas suas formulações, conservantes, estabilizantes e outras substâncias que garantem um tempo maior nos prazos de validade, definidos de acordo com estudos de estabilidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige que estes medicamentos sejam registrados no órgão.

Já os medicamentos manipulados, são produzidos seguindo uma prescrição médica, em concentraçãos, doses e quantidades suficientes para atender as necessidades terapêuticas específicas de um único paciente. Não podendo ser utilizado por uma outra pessoa, mesmo que seja familiar. Se trata de um medicamento de uso personalizado. 
Os testes de controle de qualidade feitos na farmácia de manipulação são distintos dos testes feitos na indústria. Os próprios fornecedores de matéria-prima e materiais de embalagens são quem fazem os testes e  as farmácias por sua vez fazem testes também para verificar se os resultados obtidos estão em conformidade com os resultados enviados em laudos pelos fornecedores. 
Os manipuladores são treinados, capacitados e supervisionados por profissionais farmacêuticos qualificados, com finalidade de obter qualidade 100% nos medicamentos manipulados. As embalagens contém rótulos onde estão dispostas informações sobre a farmácia, data da manipulação, validade, substâncias da fórmula, posologia, cuidados e conservação e farmacêutico responsável.
Como se trata de medicamento manipulado para ser utilizado apenas durante o tratamento de um paciente, geralmente o prazo de validade é menor e está ligado ao período de duração do tratamento. Isto favorece o uso racional de medicamentos e combate a auto-medicação, como por exemplo a quantidade de cápsulas que é exatamente a quantidade que o paciente necessita para o tratamento.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.