Olá caros leitores! Dando continuação na série de postagens sobre os processos realizados em Farmácia Magistral, agora vamos falar sobre manipulação de cápsulas e técnica de encapsulação. Ao final da postagem vocês poderão assistir a mais um vídeo explicativo que vai mostrar a parte prática do tema abordado.
A encapsulação é o processo em que as matérias primas pesadas e homogeneizadas são acondicionadas nas cápsulas adequadas. O método de enchimento mais utilizado em farmácias de manipulação é o Semi-Industrializado que é constituído por um Encapsulador Manual, aparelho composto por uma base e uma placa superior perfurada de buracos com dimensões exatas para receber as cápsulas e com conjunto de placas e contra placas denominadas tabuleiros. O pó a ser encapsulado influencia o enchimento.
Para finalizar o enchimento das cápsulas, depois de travá-las, limpá-las com papel absorvente embebido em álcool 96º para evitar que o gosto dos pós fique aderido à superfície externa das cápsulas bem como o cheiro e devolver o brilho original dos invólucros. Também podemos usar a acetona.
MATERIAL UTILIZADO
- Máquina de encapsular.
- Placas de encapsulas 5, 4, 3, 2, 1, 0, 00, 000.
- Palheta.
- Socador.
TÉCNICA
A encapsulação é possível utilizando placas, onde as cápsulas são colocadas abertas e fechadas manualmente, ou utilizando máquinas especiais, cujo trabalho é automático ou semi-automático. A utilização de máquinas reduz o tempo de encapsulação em até 60%, pois no processo de encapsular o maior tempo é gasto nesta tarefa.
ENCAPSULAÇÃO COM MÁQUINA
A máquina de encapsular é composta por:
- Funil de distribuição de cápsulas.
- Canaletas-guia para cápsulas (cada tamanho de cápsula tem seu guia especial).
- Encaixe do disco para enchimento e abertura das cápsulas por sucção.
- Discos para colocação das cápsulas (cada tamanho de cápsula possui seu disco correspondente).
- Aro de alumínio para enchimento do disco.
- "Porco Espinho" onde são lacradas as cápsulas (foi popularmente chamado assim, pela sua aparência parecida com a de um porco espinho. Ele é um disco do mesmo tamanho dos de cápsulas, tendo no lugar dos orifícios hastes de alumínio.
PROCEDIMENTO DE USO:
- Ao receber a fórmula preparada da pesagem, o encapsulador deverá verificar qual o tamanho da cápsula e preencher o par de discos correspondente de acordo com o número de cápsulas da fórmula (cada carreira do disco tem capacidade para 5 cápsulas, portanto para encapsularmos 60 cápsulas devemos preencher 12 carreiras);
- Após o enchimento, ligar a sucção para separação das cápsulas, ficando na parte inferior do disco os corpos das mesmas para enchimento com o pó e na parte superior as tampas;
- Distribuir o pó normalmente com auxílio da palheta. O disco pode ser batido para melhor acomodação dos pós ou podemos ainda utilizar o socador;
- Após a distribuição total do pó, rejuntar as duas partes do disco e lacrar as cápsulas no "porco espinho";
- As cápsulas serão limpas e conferidas antes do envase.
OBS: Geralmente as máquinas de encapsular possuem também um funil para distribuição de pó. Ele é bastante útil para produção em grandes quantidades, pois controla entre outras coisas a quantidade a ser utilizada em cada cápsula. Para fórmulas individuais ele não deve ser usado.
ENCAPSULAÇÃO COM PLACAS (TABULEIROS)
As placas de encapsular são constituídas de:
- 1 base.
- 1 tampo para as cápsulas.
- 3 hastes.
PROCEDIMENTO DE USO:
- Deverá ser colocada uma haste de cada lado da base e o tampo em cima. A terceira haste é utilizada para delimitar a área das cápsulas que será utilizada na encapsulação.
- O manipulador deverá observar na ficha a cápsula que será utilizada e montar a placa de encapsulação correspondente ao tamanho da mesma.
- A placa deverá ser preenchida manualmente com as cápsulas fechadas, na quantidade total da fórmula. Depois serão abertas manualmente.
- O pó deverá ser colocado gradualmente e espalhado com o auxílio de uma palheta.
- A placa poderá ser batida no balcão para que os pós se acomodem mais facilmente. Poderá ser utilizado o socador para os pós que excedam minimamente a capacidade da cápsula.
- Após o enchimento, deverão ser abaixadas as hastes e será colocada a parte superior das cápsulas.
- O encapsulador deverá travar as cápsulas com a mão, tomando cuidado com a pressão, pois poderá amassar o fundo das cápsulas.
- Após travar as cápsulas, o encapsulador tirará as hastes e as cápsulas para serem limpas e conferidas antes do envase.
CUIDADOS!
- Homogeneizar bem os pós antes de encapsular.
- Distribuir de forma uniforme o pó sobre a placa.
- Bater a placa sobre a bancada de forma ritmada, mantendo sempre a posição horizontal.
- Usar o socador sempre que necessário, empregando força equitativa para todas as cápsulas.
- Ao usar o socador, deslocar o excesso de pó para a lateral.
- Após a manipulação efetuar a limpeza das cápsulas antes do envase.
- Ao finalizar a fórmula, conferir imediatamente o rótulo e afixar ao produto.
ASSISTA A SEGUIR O VÍDEO PREPARADO PELA NOSSA EQUIPE PARA QUE VOCÊ POSSA ASSIMILAR A PARTE TEÓRICA ABORDADA NO TEXTO ACIMA COM A PARTE PRÁTICA.
FONTE
Equipe Técnica do Blog Pharmagistral
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
Muito boa matéria, parabéns!
ResponderExcluirAchei muito interessante este ofício e gostaria de saber como é que se pode fazer para produzir e negociar produtos.
Pode-se fazer um comércio aberto de ervas simples?
Qual seria a maneira legal de se fazer isto?
Qual será o órgão regulador desta comercialização?
Ficaria imensamente agradecido se pudessem me auxiliar nesta questão.
Desde já lhes sou grato!
Att..: Gutenberg
Boa tarde,
ResponderExcluirMuito bom este vídeo, meus parabéns!
Achei muito interessante este trabalho e gostaria de saber como é que se pode fazer para produzir e negociar produtos naturais.
Pode-se fazer um comércio aberto de ervas simples?
Qual seria a maneira legal de se fazer isto?
Qual será o órgão regulador desta comercialização?
Ficaria imensamente agradecido se pudessem me auxiliar nesta questão.
Desde já lhes agradeço!
Att.: José Martins