O fitoterápico PHOLIA NEGRA é um derivado do extrato concentrado do Ilex P, planta de origem indígena já utilizada como planta medicinal à séculos. Apresenta efeitos farmacológicos terapêuticos como também alimentícios e cosméticos. Estas atividades farmacológicas foram comprovadas a partir de testes feitos em diferentes grupos de indivíduos, e os resultados obtidos foram realmente relevantes.
ETNOBOTÂNICA
A Pholia Negra ( Erva Mate) é amplamente cultivada no Brasil, árvore perene de porte médio que pode crescer até 20m de altura em estado selvagem. Comumente, quando cultivada, é podada em um arbusto, 4-8 m de altura de árvore para facilitar a colheita. Pholia Negra é da família do azevinho, folhas de azevinho são bastante rígidas e coriáceas. No ambiente selvagem cresce à beira de córregos, e prospera em 1.500-2.000 metros acima do nível do mar. Muito graciosa, ramos cheios de folhas, flores brancas e vermelhas que produzem bagas pequenas, pretas, ou amarelas.A Pholia Negra tem sido usada desde o tempo dos antigos índios do Brasil e do Paraguai. No início do século 16, Juan de Solís, um explorador espanhol do famoso Rio da Prata, informou que os índios guaranis do Paraguai fabricavam um chá de folhas de que "produzia alegria e alívio da fadiga." Os espanhóis provaram a bebida e gostaram. Sua demanda subseqüente para o chá conduziu os jesuítas para desenvolver plantações de espécies silvestres no Paraguai, e a Pholia Negra tornou-se conhecida como "chá dos Jesuítas" ou "chá do Paraguai".
A planta selvagem tem um aroma distinto e um sabor que não tem sido acompanhado pelo cultivo de outras plantas. A Pholia Negra é considerado um medicinal para emagrecimento. A empresa Attivos Magistrais registrou o nome da marca.
BENEFÍCIOS E ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS
A pholia negra age na saciedade, diferentemente da pholia magra que age controlando a fome (falaremos sobre a pholia magra em outra postagem). A pholia negra atua retardando o esvaziamento gástrico, ou seja, retarda a saída do bolo alimentar do estômago para o intestino fazendo com que a sensação de fome demore a aparecer.
Outro efeito conhecido é o diurético que consequentemente pode reduzir os níveis glicêmicos no sangue. Estudos apontam que a pholia negra é capaz de reduzir cerca de 7% da gordura visceral, gordura que se acumula no fígado e estômago (mais comumente nas mulheres, já nos homens o acúmulo de gordura é abdominal) por isso que mulheres apresentam mais dificuldade em reduzir e definir o abdome do que os homens. A pholia negra também aumenta os níveis do HDL (colesterol bom).
Outros estudos comprovaram que há níveis consideráveis de antioxidantes capazes de acelerar o metabolismo e combater alguns radicais livres, ou seja, auxilia no gasto energético e manutenção das características da idade.
Um dos estudos ocorreu da seguinte maneira: um grupo de pessoas seguiram uma mesma dieta equilibrada, tendo como atividade física pelo menos uma caminhada diária e tiveram como resultado eliminação de 5kgs ou mais em cerca de 45 dias, resultado muito melhor do que o outro grupo de pessoas, que seguiram a mesma dieta equilibrada e atividade física mas não fizeram uso do fitoterápico. Outra propriedade interessante da pholia negra é que ela vem sido utilizada como depurativo (eliminar resíduos e promover a limpeza do organismo) e estimulação do sistema muscular e sistema nervoso central além de problemas digestivos, ólicas renais, dores nos nervos, depressão, fadiga e obesidade (atividade termogênica). Um cataplasma das folhas de Pholia Negra também é aplicado topicamente a úlceras de antraz.
ATIVIDADES BIOLÓGICAS E DA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA
Pesquisadores na Suíça, realizaram um estudo em seres humanos (em 1999), que a Pholia Negra indicada pode ser benéfica como uma ajuda para perda de peso. Eles notaram um efeito termogênico em indivíduos saudáveis, indicando um aumento na proporção de gordura queimada como energia. Em outro estudo, a Pholia Negra era administrado em combinação com o guaraná e Damiana. Os estudos clínicos indicam que as folhas de Pholia Negra inibe a lipoxigenase, uma enzima envolvida na inflamação e doenças inflamatórias. extratos de Pholia Negra também foram mostrados para relaxar o músculo liso, para aumentar o fluxo biliar e inibir a vasoconstrição. Um estudo recente (2002) de patentes nos EUA cita a Pholia Negra para a inibição da monoamina oxidase (MAO) de 40-50% por atividade in vitro, relatando que a Pholia Negra poderia ser útil para uma variedade de desordens, tais como "depressão, distúrbios de atenção e concentração, humor e distúrbios emocionais, doença de Parkinson, distúrbios extrapiramidais, hipertensão, dependência química, transtornos alimentares, síndromes de abstinência e da cessação do tabagismo. "
A Pholia Negra possui atividade antioxidante significativa, demonstrada em numerosos estudos. Seus valores elevados de antioxidantes são ligados a uma rápida absorção de produtos químicos da planta conhecida antioxidante encontrado em folhas de mate. Uma infusão das folhas tem sido demonstrado inibir a peroxidação lipídica - particularmente a oxidação do LDL (lipoproteína de baixa densidade). Oxidação da LDL é considerado o fator inicial na patogênese da aterosclerose. Outro estudo in vitro demonstrou a Pholia Negra para inibir a formação de produtos finais da glicação avançada (AGEs). A formação de AGEs desempenham um papel no desenvolvimento de complicações diabéticas.
SUBSTÂNCIAS ATIVAS DA PHOLIA NEGRA
As principais substâncias químicas encontradas na erva são os alcalóides xantinas (cafeína, teobromina e teofilina), saponinas, e 10% de ácido clorogênico. Esteróis semelhante ergosterol e colesterol também estão presentes na Pholia Negra, e saponinas romance foram descobertas na folha (e matesaponins).
CONSUMO
No Brasil, algumas farmácias de manipulação estão sendo punidas por informarem que utilizam o extrato do fitoterápico pholia negra autêntico, quando na verdade é apenas uma mistura de outras substâncias e corantes que vão conferir mesmas características organolépticas do extrato autêntico. Para que isto seja controlado existe um site onde são registradas todas as farmácias que realmente estão autorizadas a comercializar o extrato principio ativo autêntico que possui registro na ANVISA. No entanto, antes que você corra para a farmácia mais próxima, é importante saber que a Anvisa ainda não liberou o medicamento. Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento do grupo Pharmacopéia, Fernando Luna, a Pholia Negra é um insumo. Não se trata de um produto acabado ou um medicamento registrado na ANVISA. Não pode ser ingerido como tal, somente mediante formulação magistral com receituário médico. Para saber se a sua farmácia de manipulação está registrada e autorizada a comercializar o insumo autêntico, você pode fazer uma consulta acessando o site oficial do fornecedor oficial e retentor da patente.
FONTES:
Farmacopeia II Edição
ANVISA
Formulário Nacional
Jornal da UNICAMP
Guia de Fitoterápicos - ANFARMAG
Viva Bem - Band
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário