Olá caros leitores, vamos disponibilizar nesta postagem informações básicas, porém, muito importantes quanto ao uso de medicamentos. São ações simples que impedirão que complicações aconteçam durante o uso de um medicamento ou até mesmo durante todo o tratamento com medicamentos.
Os medicamentos são usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar sérios problemas. Antes de fazer uso de qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade do mesmo, ele pode estar localizado na lateral da caixa, na parte superior ou na parte inferior. Geralmente o prazo de validade está sempre junto com as informações de lote e data de fabricação. Caso haja problemas com a identificação ou se o prazo não estiver legível, solicite outra caixa do medicamento.
Todo medicamento deve ser guardado em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz. Nunca em cima de geladeira, embaixo de pias, no banheiro ou próximo de materiais de limpeza e sempre longe do alcance de crianças.
- Não use medicamentos com embalagens estragadas, sem rótulo ou sem bula.
- Não utilize a mesma receita médica mais de uma vez, pois um medicamento que foi usado antigamente, pode não ser bom hoje. Mesmo as receitas tendo data de validade, algumas drogarias e farmácias ainda vendem medicamentos com receitas antigas. Isso é ilegal!
- Não compre medicamentos que foram indicados pelo seu vizinho ou amigo, fale primeiro com seu médico ou farmacêutico.
- Não misture medicamentos sem a devida orientação.
- Ao comprar um medicamento, peça informações sobre possíveis reações indesejáveis.
- Só use medicamentos com orientação de seu médico e farmacêutico.
Se acontecer algum sintoma diferente ao tomar um medicamento, procure seu médico ou farmacêutico imediatamente.
- Siga sempre as orientações do farmacêutico quanto à posologia e modo de usar.
- Bebês, mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem tomar medicamentos sem receita médica.
- Crianças e idosos devem ter cuidados especiais com a sua medicação.
QUAIS OS RISCOS DE SE TER UMA "FARMÁCIA" EM CASA?
Usar medicamentos vencidos ou estragados;
Tomar medicamentos receitados para outras pessoas da família;
Envenenamento acidental em crianças.
- Evite consumir bebidas alcoólicas quando estiver fazendo uso de medicamentos.
- Plantas medicinais podem auxiliar no tratamento de doenças, mas devem ser usadas com orientação adequada, pois também podem causar danos á sua saúde.
Adquira medicamentos apenas em farmácias regularizadas: a venda de medicamentos em supermercados e mercearias é proibida por lei.
O FARMACÊUTICO PODERÁ SEMPRE AJUDAR A ESCLARECER DÚVIDAS E ORIENTAR PARA O USO SEGURO E RACIONAL DOS MEDICAMENTOS. AO ENTRAR NUMA FARMÁCIA, EXIJA A PRESENÇA DO FARMACÊUTICO.
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário