A determinação do peso médio padrão nas farmácias de manipulação e indústrias tem como finalidade verificar se os comprimidos e as cápsulas encontram-se de acordo com os limites estabelecidos pela sua especificação. É verificado também o peso médio dos produtos acabados.
PROCEDIMENTO:
Pesar 20 comprimidos ou cápsulas retiradas de um mesmo lote e, dividir a massa encontrada pelo número de unidades utilizadas.
CÁLCULO:
PESO MÉDIO = PESO DE X
20
Em que: X = 20 unidades de comprimidos ou cápsulas
- Para fazer o peso médio de cápsulas manipuladas deve-se primeiro pesar individualmente 20 unidades retiradas de um mesmo lote e determinar a massa média. Não mais de 2 das 20 unidades poderão diferir da massa média encontrada em percentagem superior à tabela abaixo e em nenhum caso poderá a diferença exceder o dobro dessa porcentagem, para mais ou para menos.
- Depois de calcular o peso médio das cápsulas cheias, pesar 20 cápsulas vazias calcular o seu peso médio após o que subtrair do peso médio das cápsulas cheias.
PESO MÉDIO DO PÓ = P.M CÁPSULA CHEIA - P.M CÁPSULA VAZIA
Variação de peso em formas farmacêuticas:
DETERMINAÇÃO DO DESVIO PADRÃO E DO COEFICIENTE DE VARIABILIDADE
Inicialmente calcula-se o peso médio de 20 cápsulas, pesando-as individualmente, tendo como referência valores mínimos e máximos de variação, de acordo com a concentração das cápsulas. A partir do peso médio, calcula-se o desvio padrão utilizando a seguinte fórmula:
Em que:
S = Desvio Padrão
X = Peso individual de cada cápsula
Y = Peso médio de 10 cápsulas cheias
n = Número de cápsulas (10)
Determina-se o coeficiente de variabilidade utilizando a seguinte fórmula:
S x 100
Y
Em que:
S = Desvio Padrão
Y = Peso médio das cápsulas cheias
*O coeficiente de variabilidade deve ser menor ou igual a 6%.
FONTE
Equipe técnica do Blog Pharmagistral.
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário