PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

ANTIOXIDANTES ENCONTRADOS NA ROMÃ SERVEM DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS


Estudo realizado por pesquisadoras Brasileiras constatou que a Romã tem altíssimo potencial para atuar na PREVENÇÃO do Mal de Alzheimer e várias outras doenças degenerativas. Muitos outros estudos mostram resultados que entre pessoas que consomem verduras e frutas de forma regular, o diagnóstico  de doenças degenerativas decorrentes da idade avançada se torna mais raro.

"Isso se deve ao fato de que a quantidade de antioxidantes presentes nesses alimentos é elevada", comenta Maressa Caldeira Morzelle, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), autora da pesquisa.


O trabalho de Maressa conseguiu evidências que a casca da Romã possui mais antioxidantes do que seu suco e polpa. A população científica acredita que os antioxidantes atuam na prevenção contra os radicais livres que atacam e matam as células do nosso corpo, podendo resultar em doenças degenerativas em geral. A pesquisadora, tendo como base essas informações sobre os antioxidantes pesquisou como conseguiria obter o extrato da casca de romã totalmente concentrado e em forma de pó que pudesse ser diluído com o suco ou adicionado a sucos de outros sabores.

OBTENÇÃO DO COMPOSTO BIOATIVO

O desafio principal foi conseguir criar um composto bioativo sem afetar as boas propriedades organolépticas do produto final. Um extrato obtido com etanol e água e um pó para refrescos foram os melhores resultados das tentativas para obtenção do composto bioativo ideal, e não alteraram o sabor do suco ao qual foram adicionados. 

A pesquisadora informou que o trabalho tem ótimas condições de se transformar em um produto comercial, possivelmente  sendo comercializado na forma de microcápsulas que contém o extrato da casca de romã que será adicionado na dieta em geral, ou até mesmo para serem tomadas na forma de um suplemento tradicional.

FONTE:
Jornal da USP

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.