PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

CRAMBERRY - A HISTÓRIA DA FRUTA E SUAS PROPRIEDADES


Nome científico: Vaccinium macrocarpon
Família: Ericaceae
Parte usada: Fruto

A Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos. A fruta, nativa dos Estados Unidos e cultivada também no Canadá e Chile, começou a chamar a atenção dos médicos depois que eles descobriram que índios norte-americanos utilizavam a Cramberry para tratar sintomas de uma doença que parecia ser infecção urinária.

A fruta já era conhecida dos norte-americanos desde pelo menos o início o Século 17, quando passou a integrar o cardápio do Dia de Ação de Graças. Mas foi apenas na década de 1980 que as primeiras pesquisas começaram a descobrir o potencial da Cramberry na prevenção de infecção urinária. Desde então, inúmeras pesquisas foram feitas com o objetivo de descobrir qual o total de benefícios que a Cramberry pode proporcionar ao ser humano.


O Cramberry (Vaccinium macrocarpon), também conhecido como oxicoco ou mirtilo-vermelho é um arbusto de 15 a 25 cm de altura. Seu fruto é pequeno, de cor avermelhada e sabor azedo. Apresenta baixo valor calórico, grande teor de vitaminas, minerais e fibras. É rico em flavonoides como a aglicona quercirtina e suas formas de glicosídeos, ácidos fenólicos (benzoico, cítrico, málico, quínico, glucurônico), catequinas e polifenóis de alto peso molecular, as proantocianidinas, com poder antioxidante 20 vezes maior que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E. 

Evidências demonstram a administração do Cramberry no tratamento da bactéria Helicobacter Pylori. Um trabalho publicado na revista Nutrition em 2008 mostrou o efeito inibitório da utilização do Cramberry sobre a bactéria em crianças. O estudo multicêntrico, randomizado, controlado, duplo cego foi realizado com 295 crianças assintomáticas com teste positivo para H. Pylori pelo teste de respiração C-uréia, os participantes foram divididos em 4 grupos, entre dois deles, foram consumidos 200 ml e 80 ml de suco de Cramberry respectivamente oferecido por 3 semanas diariamente. Os resultados sugerem que a ingestão do suco de Cramberry pode auxiliar no tratamento de crianças contaminadas pela bactéria. Alguns estudos demonstram o sucesso na utilização do Cramberry na prevenção de cáries dentárias por reverterem a co-agregação de bactérias no processo de formação do biofilme dental e inibir a adesão aos dentes de certas bactérias encontradas na cavidade oral, relacionadas também a gengivite, que ocasionam o desenvolvimento do biofilme. Estes efeitos podem ser demonstrados devido ao mecanismo anti-adesão. Num estudo realizado por Freixinho (2012) fica evidente a eficácia do suco concentrado de Cramberry quanto a sua atividade antiaderente, principalmente sobre Streptococcus mutans, principal causador da cárie dentária.


É importante salientar que um dos obstáculos mais importantes para o tratamento com crianças utilizando o suco de Cramberry é sua palatabilidade, gerando muitas desistências em estudos devido ao seu sabor amargo e também ao elevado custo. A utilização de pastilhas mastigáveis ou cápsulas de Cramberry podem ser uma solução quanto à adesão de tratamentos e no auxílio da prevenção de algumas patologias, principalmente por não apresentarem frutose em sua composição e nenhum valor calórico. As pastilhas de sabor adocicado são interessantes para as crianças, principalmente para o tratamento de cáries e outras patologias associadas a bactérias na cavidade oral, devido à rápida absorção e contato direto com a mucosa.

PROPRIEDADES


TRATO URINÁRIO: 


As proantocianidinas (PACs), inibem a adesão das bactérias, incluindo a Escherichia coli, ao epitélio do trato urinário e subsequentemente ocorre a diminuição da reprodução da bactéria que causa a infecção. As teorias recentes referem que o mecanismo de ação do Cramberry na prevenção das Infecções do Trato Urinário está relacionado à acidificação da urina, sendo os responsáveis as proantocianidinas e taninos condensados. Novas pesquisas indicam que Cramberry pode agir em outras partes do corpo, e é provável ainda que outras bactérias susceptíveis também sejam inibidas na presença do Cramberry. O consumo regular de Cramberry não só ajuda a manter a saúde, mas reduz o número de infecções, e sendo assim evita que sejam ingeridas altas doses de antibióticos, reduzindo ainda a probabilidade de aparecimento de bactérias resistentes, sendo que este, é um problema de saúde pública de proporção global.

ANTIOXIDANTE:


Os antioxidantes são compostos produzidos naturalmente pelo organismo humano e/ou ingeridos. Eles têm a habilidade de estabilizar radicais livres doando um elétron. Sob circunstâncias de stress a habilidade do corpo humano em produzir antioxidantes pode se tornar severamente danificada. Os Cranberries podem servir como uma boa fonte suplementar de antioxidantes, sendo um dos ativos de interesse médico por conter mais antioxidantes fenólicos quando comparados as 19 frutas geralmente consumidas, de acordo com um estudo publicado em Novembro de 2001 na edição do Journal of Agriculture and Food Chemistry. De acordo com um estudo do Dr. Joe Vinson da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, estes antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças do coração e em determinados tipos de câncer.

ODONTOLOGIA: 



Um estudo publicado no Journal of the American Dental Association relatou que um componente de alto peso molecular do Cranberry tem a habilidade de reverter e inibir a agregação de determinadas bactérias orais responsáveis pela placa dental e doença peridental in vitro. Em uma experimentação clínica preliminar, o uso do enxaguatório bucal contendo Cranberry, as amostras de saliva do grupo experimental mostraram a redução da formação de colônias de Streptococcus mutans comparado ao grupo placebo. Uma grande porcentagem da cárie dental pode ser atribuída ao S. mutans.


ÚLCERAS: 
Com o crescimento constante de úlceras pépticas, ao contrário da causa ser o estresse e/ou a acidez estomacal, seu crescimento se dá pela infecção da bactéria Helicobacter pylori. Um constituinte de alto peso molecular presente no suco de Cramberry foi usado para inibir a adesão do H. pylori no fluído gástrico in vitro. Estes resultados preliminares sugerem que o Cramberry pode ser benéfico na prevenção de úlceras pépticas com a inibição da adesão do H. pylori no epitélio gástrico. O H. pylori é capaz de sobreviver no revestimento da mucosa do estômago e do duodeno neutralizando o ácido do estômago, em seu ambiente local, através da hidrólise da uréia. Além das úlceras, a infecção por H. pylori é ligada aos adenocarcinomas gástricos (câncer de estômago), a doença de refluxo e as gastrites (inflamação no estômago).

CORAÇÃO:



A aterosclerose, no termo mais simples, é a acumulação nas artérias da lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou "mau colesterol" tendo por resultado um fluxo restrito do sangue. Nos estágios avançados da doença o fluxo sanguíneo pode ser diminuído severamente ou cessar completamente tendo por resultado a angina, a trombose e/ou o infarto do miocárdio. Os flavonóides foram mostrados como potentes antioxidantes in vitro e in vivo e podem reduzir o risco da aterosclerose. Os Cranberries contêm quantidades significativas de flavonóides e de compostos polifenólicos que foram demonstrados para inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou [mau colesterol].

ANTI-ENVELHECIMENTO: 



Estudos tem demonstrado a habilidade dos Cranberries em proteger as células do cérebro dos danos causados por radicais livres e das perdas subsequentes das funções cognitivas, é convincente a evidência de que o Cranberry pode ajudar a proteger o cérebro dos danos neurológicos.

INDICAÇÕES:
Entre outras indicações, as mais significativas são: Infecção do trato urinário (tratamento e prevenção). Doença periodontal. Tratamento de úlcera estomacal causada por H. pylori. Anti-envelhevcimento. Como coadjuvante no tratamento de câncer.

POSOLOGIA:
Via oral é utilizado na dose de 300 a 400mg do extrato duas vezes ao dia.

CONTRA-INDICAÇÕES:
Nefrolitíase. É considerado seguro seu uso na gravidez e na lactação.

EFEITOS ADVERSOS E TOXICIDADE:
Cranberry apresenta segurança quando usado oralmente, embora as doses altas podem causar diarréia e sintomas gastrintestinais.

PRECAUÇÕES:
Deve ser utilizado com extrema precaução em crianças com idade abaixo de 2 anos. Utilizar com cautela em indivíduos sob medicação e com condições médicas pré-existentes. O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos.

INTERAÇÕES:
O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de alguns medicamentos, tais como certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina. Baseado nisto, o uso de Cranberry é indicado como antídoto em overdose por fenciclidina (Bratman et al., 2003). Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem inibir a acidificação urinária (Bratman et al., 2003).

No Brasil, o suco de cranberry é comercializado desde 2007 pela empresa Juxx. O suco Juxx de cranberry foi o primeiro a receber a chancela da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que afere sua qualidade e propriedades fitoterápicas. O suco Juxx de cranberry é feito a partir do concentrado da fruta que vem congelado do Chile. Já o Cramberry Extrato seco é produzido e comercializado por fornecedores de matérias primas qualificados como: Pharma Nostra, Fagron, Gamma etc.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.