PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

MITOS E VERDADES SOBRE OS TERMOGÊNICOS E ALIMENTOS QUE EMAGRECEM


Mais conhecidos como queimadores de gordura, os termogênicos aumentam o gasto energético durante a digestão. Tornaram-se febre entre as pessoas vaidosas e as que desejam perder peso. Mas, de acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, da Clínica Atual Nutrição, em São Paulo, nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado, sugerindo, muitas vezes, que a simples ingestão garantiria alcançar o corpinho tão desejado.
Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de  hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. 

O Blog PHARMAGISTRAL decidiu então, explicar como agem os termogênicos e os riscos e benefícios reais. Apresentando os mitos mais comuns sobre os Termogênicos (queimadores de gordura).

Com o fácil acesso à internet, qualquer pessoa pode pesquisar sobre o assunto que lhe interessa, porém, deve-se ter bastante cuidado com as informações dispostas na rede. Não devemos acreditar em tudo o que achamos por aí. No nosso contexto, há muita informação sobre termogênicos, e o que mais acontece é a disseminação de informações sem embasamento científico e sem fonte segura. Então, vamos esclarecer alguns mitos bastante comentados em sites de saúde e beleza, fórum de suplementação e dieta, redes sociais etc.

OBTENÇÃO DE FONTES TERMOGÊNICAS:
Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.

TERMOGÊNICOS EXTERMINAM A GORDURA CORPORAL?


Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.

MESMO SEM DIETA BALANCEADA E REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, CONSUMINDO SUBSTÂNCIAS TERMOGÊNICAS CONSIGO PERDER PESO?


A ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa. Se o indivíduo continuar ingerindo mais calorias do que consegue queimar, o ponteiro da balança até irá aumentar. Por isso, é fundamental incluir o termogênicos no dia a dia dentro de um contexto que conte com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.

A MELHOR HORA PARA INGERIR TERMOGÊNICOS É NA HORA DE DORMIR!!


O mais recomendado é ingerir termogênicos no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios. Assim, o gasto calórico da digestão e da solicitação da força muscular será potencializado. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, causando insônia.

POSSO TOMAR A QUANTIDADE DE TERMOGÊNICO QUE EU QUISER, POIS NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÕES NEM REAÇÕES ADVERSAS!!


Após receber o diagnóstico de hipertensão, uma das recomendações médicas em relação à alimentação é moderar no consumo de café. Porque a bebida contém cafeína, termogênico que aumenta o metabolismo fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente. Tais efeitos tornam a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.

EU LI ALGUNS TEXTOS NA INTERNET SOBRE TERMOGÊNICOS E JÁ SEI DE TUDO, VOU INDICAR PARA UNS AMIGOS QUE QUEREM PERDER PESO!!


Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos e não começar a fazer uso seguindo dicas de amigos ou conhecidos. Muitas vezes, a pessoa nem desconfia de qualquer problema de saúde e descobre que sofre de hipertensão ou arritmia em consultas como essa. Portanto, antes de pensar em tomar suplementos termogênicos e até mesmo outros tipos de suplementos, vá ao médico e nutricionista para fazer exames de rotina e avaliação física. Após os resultados você pode perguntar se está apto a fazer uso de suplementos, ou apenas seguindo uma dieta balanceada consegue ter o resultado esperado.

FRUTAS COM PODER TERMOGÊNICO?


Embora os alimentos mais citados quando o assunto é termogênico sejam a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde, eles também estão presentes em frutas. A casca da laranja é rica em termogênicos, disponíveis para consumo em suplementos. O guaraná é outra fruta que também acelera o gasto calórico do corpo.

QUANTO MAIOR A INGESTÃO DE TERMOGÊNICOS, MAIORES SÃO OS BENEFÍCIOS??


De acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, o ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, ela recomenda uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar ou então 200 ml de suco da fruta.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

3 comentários:

  1. Texto interessante, principalmente para o sexo (Feminino), uma vez que as mulheres são mais a débitas a "Formulas mágicas" que venham a melhoras seu bem estar. Boa Matéria ! att : Yann José

    ResponderExcluir
  2. Medicamentos industrializados são produzidos nas indústrias em grandes quantidades, utilizando equipamentos que têm capacidade para fabricar lotes de até milhares de unidades. Essa é a definição de medicamento industrializado!

    Pode-se muito bem encapsular um medicamento natural que o mesmo continuará a ser natural, e não será por esse motivo que ele passará a ser industrializado.

    Corrige esse texto ai, um blog com o nome de PHARMAGISTRAL não pode postar isso!

    ResponderExcluir
  3. Olá Adair Junior, primeiramente agradecemos a sua participação e o seu comentário aqui no nosso Blog. É importantíssimo a interação dos autores com os leitores, consideramos todo comentário importante! Principalmente quando for uma crítica.

    Concordamos com o conceito exposto por você, mas não fomos nós que falamos as diferenças entre medicamento natural e industrializado, apenas apresentamos como o nutrólogo disse. "Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica." Refletindo sobre o que foi dito o nutrólogo tem razão também, ele trata como industrializado quando o natural passa por um processo industrial para se extrair apenas o princípio ativo. E o termo natural está correto, ele está falando de termogênico natural e industrializado, não de medicamento natural e industrializado.

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

    ResponderExcluir

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.