PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

FOTOPROTETOR DE USO ORAL - POLYPODIUM LEUCOTOMOS

Polypodium leucotomos é uma planta do tipo samambaia que cresce na América Central. Pesquisas têm demonstrado que quando administrado por via oral, ou mesmo aplicado topicamente, o extrato dessa planta protege a pele do dano causado pela exposição aos raios ultravioleta (UV).

COMO FOI COMPROVADA ESSA AÇÃO?
Segundo estudo de pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, os pacientes submetidos ao tratamento com Polypodium leucotomos e a irradiação posteriormente apresentaram eritema reduzido, menos infiltração de mastócitos dérmicos e menor formação de sunburn cells, de células epidérmicas proliferativas e de dímeros de ciclobutano pirimidina. Também foi observada uma tendência de preservação das células de Langerhans. Essa avaliação foi conduzida com 9 participantes sadios com pele fotótipo II e III

QUAL A CONCENTRAÇÃO QUE PRECISA SER INGERIDA PARA SE OBTER ESSE EFEITO FOTOPROTETOR?
Segundo o estudo dos pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, a dose estudada foi de 7,5mg/kg ao dia do extrato. A dose recomendada pelo fabricante do Heliocare, um produto comercializado pelo IVAX Laboratories, é de 240mg/dia, do extrato a 50:1.

QUAIS OS COMPONENTES DESSA PLANTA QUE DESEMPENHAM A AÇÃO FOTOPROTETORA? ELES APRESENTAM OUTRAS ATIVIDADES?
Estudos recentes demonstraram que na composição desse extrato estão presentes os ácidos ferúlico, caféico, vanílico, p-cumárico e clorogênico. Essa rica composição pode explicar os efeitos fotoprotetores além da potente ação antioxidante e antiinflamatória.

A APLICAÇÃO TÓPICA DO EXTRATO TAMBÉM APRESENTA ALGUMA AÇÃO COMPROVADA?
Segundo um estudo publicado no Journal of Photochemistry and Photobiology Biology, a aplicação tópica do extrato de Polypodium leucotomos inibe a fotopolimerização do ácido transurocânico (fotoprotetor natural localizado no estrato córneo) induzida pela radiação UVA e UVB. É uma ação muito interessante e explorada em produtos tópicos do mesmo fabricante do Heliocare.
EXISTE ALGUMA CONTRA-INDICAÇÃO OU INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA?
Os dados indicam que o Polypodium leucotomos aumentam os efeitos de digitalis, sendo contra-indicado para pacientes sob tratamento com essa droga.

O IDEAL SERIA ASSOCIARMOS O USO DE FOTOPROTETORES ORAIS E TÓPICOS?
É necessário enfatizar a importância da prevenção e do uso dos fotoprotetores externos e internos, isto é, antes de se expor ao sol é muito importante tanto a aplicação tópica de uma loção fotoprotetora, quanto o uso de filtros solares em cápsulas, como é o caso do extrato de Polypodium leucotomos. Segundo as mais recentes pesquisas publicadas, o uso da terapia combinada fotoprotetor externo + fotoprotetor interno é a nova alternativa para combater os malefícios da exposição solar excessiva, especialmente para a população que já apresenta algum risco.

FONTE
Consulfarma
Prof. Maurício Gaspari Pupo - Coordenador da Pós-Graduação com MBA em Cosmetologia das Faculdades Unicastelo de São Paulo e Metrocamp de Campinas. Consultor da Consulfarma, Editor da Revista "In Cosmeto" e Diretor da ADA TINA cosméticos.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.