PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

CITRUS AURANTIUM, PARA QUE SERVE?

Proveniente da Laranja Amarga, o Citrus aurantium é um coadjuvante no tratamento da obesidade e suplemento dietético. Conheça mais sobre essa substância famosa entre as prescrições de nutrólogos e nutricionistas.

Citrus Aurantium Extrato Seco, compreende a Família Botânica Rutácea, nome científico Citrus aurantium L. e Citrus medica L. Este gênero Citrus (Rutaceae) compreende árvores frutíferas e é onde se encontra grande número de citações sobre propriedades terapêuticas destas plantas. De uma maneira geral, elas são utilizadas em problemas de baço e estômago, manifestando na forma de distensão abdominal e epigástrica, náusea, vômito e perda de apetite. Os constituintes químicos predominante desses vegetais são flavonóides, cumarinas e terpenos. A indústria farmacêutica os utiliza como fonte de flavonóides (diosmina e rutina) utilizados no tratamento da insuficiência venosa e como flavorizante. O sumo e as cascas dos frutos cítricos contém furanocumarinas que em contato com a pele podem causar lesão de cor escura devido á fototoxicidade destas substâncias. (Naganuma et. Al., 1985; Nigg et al., 1993).

O extrato é obtido dos frutos verdes da laranja amarga, Citrus aurantium (Rutaceae) contém agonistas beta adrenérgicos como sinefrina, n-metiltiramina, hordenina, octopamin e tiramina. É usado por suas propriedades termogênicas no tratamento coadjuvante da obesidade, como suplemento dietético, isoladamente ou em associação a outros ativos como a cafeína ou guaraná. Este uso tem sido feito como alternativa á Ephedra sinensis (Ma-Huang), não recomendada por seus efeitos colaterais pronunciados. A maior parte do parênquima esponjoso branco é removida durante a preparação da droga vegetal. A casca é de um amargo aromático com um odor picante e sabor picante amargo.
PROPRIEDADES:
Essas aminas conferem uma propriedade estimulante da perda de peso, pois ativam a lipólise e também aumento da performance física. O Citrus tem uma ação específica em receptores β3 adrenérgicos que são sítios específicos reguladores da perda de gordura. Citrus causa aumento da taxa metabólica que acelera a remoção de depósitos de gordura do corpo. Também aumenta a disponibilidade de gorduras para oxidação (respiração celular) sendo assim aumenta a quantidade de energia no organismo e aumenta a performance física.

INDICAÇÕES:
Citrus aurantium é indicado como auxiliar em dietas de emagrecimento pois:
  • Estimula termogenese,
  • Reduz peso,
  • Propicia aumento de massa magra,
  • Melhora performance atlética,
  • Suprime apetite,
CONTRA-INDICAÇÕES:
Como todo fitoterápico, é contra-indicado para gestantes e crianças até 02 anos de idade. Lactantes, hipertensos e diabéticos também estão na lista de contra-indicações.

POSOLOGIA:
A dosagem usual é de 200 a 600mg ao dia divididos em 2 tomadas, uma hora antes das refeições. Doses de 600 a 1.600mg ao dia são encontradas na literatura. Quando a dosagem escolhida for de 1.600mg ao dia deverá ser divida em até 5 doses. Tomar as cápsulas 1 hora antes das refeições.

INFORMAÇÃO FARMACOTÉCNICA:
O Citrus é muito higroscópico, ao manipular usar 10% de Aerosil para evitar umidade excessiva.

ALERTA!!
A Health Canada alerta que os seguintes indivíduos podem particularmente estar sob risco de reações adversas relacionadas a produtos contendo a sinefrina:
  • Aqueles com problemas cardíacos, desordens do sistema nervoso central (SNC), diabetes mellitus, próstata aumentada, glaucoma, hipertensão, feocromocitoma, doença da tireóide ou fatores de risco conhecidos para doenças cardiovasculares.
  • Aqueles que utilizam produtos contendo cafeína, inibidores da monoaminoxidase, hormônios tireoidianos ou medicamentos para controle da pressão arterial ou freqüência cardíaca.
  • Pessoas com sobrepeso.
ASSOCIAÇÕES:
Pode ser associado com Picolinato de cromo, Chitosan, Cassiolamina, Faseolamina Fase 2, Guaraná em pó, Caraluma fimbriata, Ayslim Manga Africana.

Referências Bibliográficas
1 - Fitoterapia Racional – 4ªed.
2 - Penildon Silva – 6ªed.
4 - http://www.nutratechinc.com/advz/advz.php?p=4
5 - http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/e2a7300047457bcd8891dc3
fbc4c6735/boletim_OMS_03_07.pdf?MOD=AJPERES
6 - BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ª ed, São Paulo: Pharmabooks, 2006
7 - SIMÕES, C.M.O. et al. Farmacognosia da planta ao Medicamento. 5° ed, Porto Alegre/Florianopolis: UFRGS e UFSC 2004.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.