PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

MACONHA CONTRA DOENÇAS AUTOIMUNES? [NOTÍCIA RÁPIDA + POLÊMICA?]

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Sul, em terra americana, recorreu ao THC (tetraidrocanabinol), um dos componentes da maconha, para enfrentar condições marcadas pela agressão do sistema imune ao corpo, como esclerose múltipla e diabete tipo 1.
Os experimentos foram feitos em culturas de células. "A substância atua na expressão de genes relacionados ao surgimento desses distúrbios", diz a patologista Mitzi Nagarkatti, uma das autoras do trabalho. Os médicos já sabiam que a maconha bloqueia a ação de agentes causadores da inflamação típica de tais doenças.


"No entanto, o uso do THC precisa ser estudado mais a fundo antes de ser indicado", pondera o médico Roger Levy, da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Em tempo: não adiantaria fumar a erva pensando nesses benefícios.

Outro estudo realizado na Universidade de Oxford (Grã-Bretanha) revelou que a Cannabis tem um alto poder medicinal e é usada no tratamento de muitas doenças, como: Câncer, Aids, Esclerose múltipla, glaucoma e ansiedade, mais além de servir para tratar todas estas doenças a cannabis tem um outro poder que é o de tornar a dor mais tolerável em vez de realmente reduzi-la, segundo o estudo. A pesquisa avaliou 12 homens saudáveis, que receberam um comprimido com 15 mg de THC ou um placebo. 
Os voluntários passavam um creme na pele da perna para induzir a dor. Exames revelaram que o uso do THC reduziu a atividade na parte do cérebro ligada aos aspectos emocionais da dor. Tornando assim a dor muito mais tolerável. Entre as novas pesquisas que estão surgindo em torno da Cannabis medicinal, não podemos deixar de citar as que mostram os efeitos da substância como anti-inflamatório, que poderia ser usado para a asma, e como neuro protetor podendo favorecer o tratamento das doenças de Parkinson e, talvez, Alzheimer. E também lembrando que a cannabis já esta sendo testada no tratamento da dependência de tabaco e crack. Agora só nos resta torcer para que nosso médicos e cientistas, possam encontrar mais valores medicinais na Cannabis.

Mas é importante também informar os efeitos nocivos da maconha no corpo humano, principalmente em usuários viciados na droga.
E você, o que acha do assunto? Deixe sua opinião nos comentários! A equipe do Blog Pharmagistral agradece sua participação!

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.