O orlistat, comercialmente conhecido como Xenical ou ALLI, é um fármaco utilizado no tratamento da obesidade. Produzido pelo Streptomyces toxytricini possui a propriedade de impedir a atuação das lípases do tubo intestinal e assim diminui a absorção de gorduras...
O orlistat não é considerado um supressor da fome, pois atua de modo diferente, atingindo as enzimas pancreáticas e gástricas responsáveis pela digestão da gordura. Deste modo, os lipídeos necessitam sair pelas fezes.
O orlistat não é considerado um supressor da fome, pois atua de modo diferente, atingindo as enzimas pancreáticas e gástricas responsáveis pela digestão da gordura. Deste modo, os lipídeos necessitam sair pelas fezes.
Orlistat é muito utilizado no combate ao peso, juntamente com uma dieta regular, impede a absorção de até 30% de toda gordura ingerida pelo organismo, não produz efeitos como outros produtos que auxiliam na perda de peso, como dependência química e danos cerebrais. O orlistat é indicado para obesos com IMC igual ou superior a 30 kg/m2 e para aqueles com IMC menor ou igual a 28 kg/m2 com algum risco associado.
Estudos comprovam que uma dose de 120 MG de orlistat três vezes ao dia associado à dieta hipocalórica promoveu perda de peso de 8,7 e 10,2%. Estes estudos envolveram mais de 1500 pessoas.
As indicações para o uso do orlistat são: obesidade com outras medidas (dieta, exercício) e preparação para cirurgia em casos de obesidade mórbida.
O orlistat reduz a quantidade de gordura absorvida no intestino. Perda de peso até 10% em seis meses. Além da redução do LDL ("mau" colesterol).
Em outras palavras, o orlistat funciona ao inibir a lípase pancreática, uma enzima que quebra os triglicerídeos no intestino. Sem essa enzima, os triglicerídeos da dieta não são absorvidos e são excretados sem serem digeridos. Apenas pequenas quantidades de orlistat são absorvidas, sendo que a principal via de eliminação é pelas fezes. Ao nível da dose habitual, ele corta a absorção de gordura por quase um terço. Combinado com uma dieta de baixa caloria, que é utilizado para promover a perda de peso e evitar o retorno dos quilos indesejados.
Porém alguns fatores são importantes sobre o orlistat, junto com a gordura da refeição,orlistat diminui a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis e beta-caroteno. Para compensar, é recomendável tomar um multi-vitamínico contendo vitaminas A, E, D, K e beta-caroteno, uma vez por dia, pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois de tomar orlistat.
Ressaltamos que hábitos saudáveis são fundamentais para uma vida feliz e saudável. A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada podem ajudar na mudança efetiva da sua vida.
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário