A EXPOSIÇÃO ADEQUADA DO CORPO AO SOL FAZ BEM PARA A SAÚDE, CAUSA BEM-ESTAR, MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E PROMOVE A SÍNTESE DA VITAMINA D, IMPORTANTE PARA A SAÚDE DOS OSSOS.
Entretanto, se exposta de maneira inadequada, a pele pode sofrer graves consequências, desde queimaduras solares imediatas até envelhecimento precoce e câncer de pele. Evite expor-se ao sol entre as 10 e as 16 horas, pois a intensidade dos raios solares é maior neste período.
PEÇA ORIENTAÇÃO AO FARMACÊUTICO!!
Mesmo no litoral, todas as farmácias contam com um farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento. O farmacêutico poderá ajudá-lo a escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e orientá-lo quanto ao uso de medicamentos. Oriente-se e aproveite o verão com saúde!
Mesmo no litoral, todas as farmácias contam com um farmacêutico durante todo o seu período de funcionamento. O farmacêutico poderá ajudá-lo a escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e orientá-lo quanto ao uso de medicamentos. Oriente-se e aproveite o verão com saúde!
DICAS PARA UM VERÃO SAUDÁVEL:
Proteja-se com chapéu, óculos de sol de boa qualidade, filtro solar e protetor labial. Não se esqueça de passar o protetor nos lugares mais sensíveis, como orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos.
Os raios UV podem refletir na areia e na água. Por isso, as recomendações que você leu valem também para quem está na sombra ou debaixo do guarda-sol.
CÂNCER DE PELE, SAIBA MAIS!
O que é o câncer de pele?
É uma doença que ocorre pelo desenvolvimento anormal das células da pele. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. No Brasil, país com clima tropical e alta incidência solar, o câncer de pele é o tipo mais frequente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados. Fique atento! Quanto mais cedo detectado, maior a chance de cura.
Quais são os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de pele?
- Histórico familiar de câncer de pele;
- Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
- Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
- Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
Que sinais de alerta devem ser procurados?
- Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
- Mudança na textura da pele ou dor.
Como deve ser feito o autoexame da pele?
- Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo.
- Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
- Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital.
- Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos.
- Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas.
- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, pois nesse horário a quantidade de raios ultravioletas nocivos à pele é maior;
- Proteja-se de superfícies refletoras como areia, neve, concreto e água, que fazem os raios ultravioleta atingir indiretamente a pele;
- Procure lugares com sombra;
- Caso trabalhe ao ar livre, vista camisas de manga longa e calça comprida e sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia;
- Proteja-se também nos dias nublados;
- Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de aba largas, óculos escuros, barraca ou guarda-sol e filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais, de preferência fator 50.
ESCOLHA O FILTRO SOLAR ADEQUADO AO SEU TIPO DE PELE:
A tabela abaixo associa o tipo de pele com o tempo de exposição ao sol, sem que haja danos à pele. Mas não se esqueça: esse é o tempo máximo para se expor por dia ao sol. Após esse período somente volte ao sol o dia seguinte, sempre respeitando o seu limite.
- Tempo médio calculado por tipo de pele.
- Tabela referencial e ilustrativa. Procure orientação do seu médico para saber o seu tipo de pele.
CONVERSE COM O SEU FARMACÊUTICO!
Em caso de dúvidas sobre a melhor forma de se expor ao sol, procure uma farmácia. Lá você encontrará informações sobre os benefícios e os perigos da radiação solar, sobre os medicamentos que podem causar uma reação alérgica e os cuidados na prevenção e tratamento em caso de ensolação. Conte com o profissional farmacêutico para fazer do sol um amigo.
FONTE:
www.inca.gov.br
CRF-SP
CRF-PR
Equipe Técnica do Blog Pharmagistral
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário