Comercializado em farmácias de manipulação, o extrato de café verde reduz a gordura localizada e seca até 3 kg por mês. Além disso, o extrato seco de Café Verde é um antioxidante natural e proporciona a renovação celular.
Nome botânico: Coffea canephora robusta Pierre
Nome popular: Café Robusta, Green Coffe extrato seco.
Família: Rubiaceae
Parte usada: grãos de café verde, descafeinados.
Princípios ativos: ácidos clorogênicos, ácido 5-cafeiolquinico.
INTRODUÇÃO:
Arbustos perenes, com altura variável e copa cilíndrica, multicaule. As folhas ondulada e elíptica. O fruto é uma drupa elipsóide, que contem duas lojas e duas sementes. Seus grãos são menos perfumados, o termo “robusta” é o nome cuja árvore tem frutas arredondadas e que demoram até onze meses para amadurecer, mais resistente e mais produtiva que a variedade arábica. O café robusta é encontrado na África Ocidental e Oriental, no Sudeste Asiático e algumas extensões no Brasil, onde é conhecido como Conillon.
O extrato seco pó concentrado e descafeinado deverá apresentar 45,0-50,0% de ácidos clorogênicos totais; 10,0% – 15,0% de ácido 5-cafeoilquinico; 0,2% – 0,3% de ácido 5-cafeoilquinico / ácido clorogênico; 50,0% - 55,0% de polifenóis totais e no Maximo 2,0% de cafeína.
INDICAÇÕES E AÇÕES FARMACOLÓGICAS:
Auxilia na redução dos níveis de glicose, perda de peso, tratamento da Diabetes tipo 2. O café verde apresenta ação benéfica na hipertensão, hiperlipidêmica e no estresse oxidativo. Estudos in vitro demonstraram que o ácido clorogênico, em particular o ácido 5-cafeionilquinico reduziu a absorção intestinal de glicose e inibiu a atividade da glicose-6-fosfatase. Essa combinação diminuiu a glicose no sangue resultando na liberação e quebra do triglicérides do tecido adiposo.
Em estudo 30 pacientes receberam duas cápsulas de 200mg por dia de extrato de café verde e 20 pacientes receberam placebo. Após 60 dias de tratamento, houve uma redução significativa de peso de 5,7%. Os ácidos clorogênicos podem ser encontrados em uma variedade de frutas , legumes, vegetais e etc. como maçãs, frutas vermelhas e grãos de café. São considerados os mais importantes e os que se apresentam em maior quantidade no café, sendo atribuído a eles a indução da diminuição dos níveis sanguíneos de glicose, por meio da inibição da enzima glicose-6-fosfatase.
Os ácidos clorogênicos apresentam poderosas propriedades antioxidantes, as quais podem proteger as células β-pancreáticas do estresse oxidativo ou promover a sensibilidade insulínica dos tecidos periféricos, permitindo assim atrasar ou prevenir o inicio da Diabete Mellitus tipo 2. Reduzem a geração de radicais livres e consequentemente promovem uma redução na formação das LDL, o que vai permitir estabilizar a homeostasia da glicose.
Aos ácidos clorogênicos ainda é apontada a capacidade de potencializar uma diminuição do índice glicêmico dos alimentos. A diminuição do índice glicêmico reduz a concentração de glicose sérica, estando associada a uma redução da secreção insulínica, cuja influencia se observa a nível do perfil lipídico.
Em uma pesquisa foi investigado o efeito dos ácidos clorogênicos contidos no extrato de café verde em pacientes com hipertensão arterial branda. Os voluntários receberam 140 mg/dia de ácido clorogênico e placebo. No grupo que recebeu o extrato de café verde, a pressão (sistólica e diastólica) diminuiu significadamente durante o período de ingestão, sem nenhum aparente efeito colateral, o que sugere o efeito hipotensor e sem riscos deste polifenol.
Em estudos com ratos obesos, hiperlipidêmicos e resistentes à insulina, o ácido clorogênico reduziu significadamente à resposta glicêmica à sobrecarga de glicose. As concentrações séricas de colesterol diminuíram em 44% e as de triglicerídeos sérico e hepático em 58% e 24%, respectivamente. Os resultados sugerem que o ácido clorogênico agiu como agente anti-hiperglicêmico, com ação similar a de drogas como a metformina que aumentam a sensibilidade à insulina e não a sua liberação.
EXTRATO SUGA GORDURA LOCALIZADA
Quando a gente come carboidratos (arroz ou massa, por exemplo), o fígado armazena parte deles e os transforma em moléculas de açúcar. No momento em que você faz qualquer exercício físico, o corpo retira açúcar do sangue, do fígado ou do tecido gorduroso pra aguentar o esforço. "Mas nunca sabemos, exatamente, de onde é retirado esse açúcar. O extrato de café verde, rico em ácido clorogênico, faz o corpo consumir apenas o açúcar da gordura localizada. Por isso ele emagrece", explica o médico ortomolecular e dermatologista Amilton Macedo de Araújo, de São Paulo.
NÃO PRECISA CORTAR O CAFEZINHO!
Se você fizer uso do extrato de café verde, não precisa abandonar o cafezinho depois do almoço, tá? "Tomando uma xícara de café preto por dia e o extrato de café verde, não haverá uma sobrecarga de cafeína. "Só tome cuidado para não consumir à noite, porque pode dar insônia", diz a farmacêutica Aline Tadaieski, de São Paulo.
TOXICIDADE / CONTRA-INDICAÇÕES:
Verificam-se interações entre o café e alguns fármacos, nomeadamente entre antidepressivos inibidores da monoamino-oxídase e a tiramina, presente no café, o que pode conduzir a crises de hipertensão; entre a teofilina, utilizada como broncodilatador e broncoasmático e a teofilina que resulta da metabolização do café pelo citocromo P450, conduzindo a uma elevada concentração plasmática deste composto, o que pode levar a toxicidade, insônias e arritmias cardíacas.
DOSAGEM USUAL:
Café Verde Extrato Seco - 400mg / dia
OS ALIMENTOS QUE TURBINAM SUA DIETA:
Assim como extrato de café verde, alguns alimentos ajudam a queimar gordura. Os nutricionistas recomendam incluir estes ingredientes no cardápio para acelerar os resultados:
1. De manhã, tome uma xícara de chá de hortelã, que é diurético, ou de chá verde, que queima gordura. Se quiser, adoce com açúcar mascavo.
2. Acrescente azeite de oliva extravirgem na salada, que aumenta a saciedade e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.
3. Além de temperar a comida, a pimenta ajuda o corpo a queimar gordura. Só não vá comer com acarajé!
4. No lanchinho da tarde, que pode ser uma fruta ou um pote de iogurte desnatado, acrescente pedacinhos de gengibre.
5. Antes de dormir, tome um copo de leite desnatado quentinho com canela, que também acelera o metabolismo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Ambrósio, E., Efeitos metabólicos do Café na Diabetes Mellitus tipo 2.
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto. 2010.
2. CNC – Conselho Nacional Do Café – Disponível em
www.cncafe.com.br/conteudo.asp?id=13 - Acesso em 07/2011.
3. Favarin, J.L. Botânica, morfologia e zoneamento agrícola do cafeeiro.
Esalq – USP. 2011.
4. Garambone, E.; Rosa, G. Possíveis benefícios do ácido clorogênico à saúde.
Alim.Nutr. Araraquara. 2007.
5. Lima, D.C. O café pode ser bom para a saúde. I Simpósio de Pesquisas dos
Cafés do Brasil. 2002.
6. Simões, C.M.O. Farmacognosia da planta ao medicamento. Editora da UFSC.
1999.
7. Quimer - Opção Natural de Qualidade.
FONTE SECUNDÁRIA:
mdemulher.abril.com
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário