HPV é a sigla de papilomavírus humano (do inglês human papillomavirus). É um vírus comum: calcula-se que entre 75% e 80% da população adquira um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, alguns são inofensivos e outros podem causar infecções e doenças, a exemplo das verrugas genitais e dos cânceres do colo do útero, vagina, vulva, ânus e pênis. Além disso, podem provocar tumores na garganta, tanto benignos quanto malignos.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, alguns são inofensivos e outros podem causar infecções e doenças, a exemplo das verrugas genitais e dos cânceres do colo do útero, vagina, vulva, ânus e pênis. Além disso, podem provocar tumores na garganta, tanto benignos quanto malignos.
COMO OCORRE O CONTÁGIO?
A transmissão ocorre por contato direto com a pele infectada. O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição ao vírus. Apesar da principal via de contágio ser a sexual, estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato genital ou inoculação do vírus a partir dos dedos ou objetos e roupas íntimas.
COMO O HPV SE MANIFESTA E QUAL O IMPACTO?
Na maioria dos casos, o HPV é uma infecção transitória, não apresenta sintomas e desaparece do organismo espontaneamente. Entretanto, em alguns casos pode causar doenças. Quatro tipos de HPV causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção. Os HPV tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, 87% de câncer do ânus, 60% de câncer de vagina e 50% de câncer de vulva. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais, um dos problemas de saúde mais comuns e com taxas crescentes em todo o planeta. Esse vírus é responsável por cerca de 5% a 10% de todos os cânceres no mundo.
O QUE É O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?
É uma doença grave que, às vezes, pode representar ameaça à vida. Cerca de metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer do colo do útero tem entre 35 e 55 anos de idade. As lesões que precedem o câncer do colo do útero podem ser detectadas no exame de Papanicolau.
O QUE SÃO AS VERRUGAS GENITAIS?
As verrugas genitais são formações de consistência amolecida semelhantes a verrugas comuns que ocorrem nos genitais de homens e mulheres. Podem causar sintomas como ardor, coceira ou corrimento e reincidem em pelo menos 25% dos casos. É uma doença que pode gerar autoestima baixa e grande impacto psicológico em homens e mulheres.
O QUE SÃO OS CÂNCERES VAGINAL, VULVAR E ANAL?
São tipos de câncer menos comuns. Não existem exames de rotina para esses casos de câncer. Para realizar o diagnóstico precoce é necessário fazer consultas de rotina ao seu médico.
COMO É POSSÍVEL PREVENIR-SE CONTRA O HPV?
Prevenção primária
Evita a contaminação pelo HPV
a. Uso de preservativo: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio.
b. Vacinação contra o HPV: a Organização Mundial de Saúde ressalta que é a principal forma de prevenção em jovens de 9 a 13 anos.
Prevenção Secundária
Faz o diagnóstico precoce da lesão antes que esta transforme-se em câncer, e permite o tratamento em tempo hábil com nenhuma ou mínimas sequelas.
a. Papanicolau do colo do útero: deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério médico.
b. Papanicolau do ânus: é indicado para homens e mulheres que já tiveram lesões pré-cancerosas relacionadas ao HPV nas áreas genital e anal, que mantêm relações sexuais anais, que têm HIV ou ainda a critério médico.
c. Colposcopia do colo do útero ou do ânus: caso o Papanicolau apresente alterações, esse exame de imagem permitirá a visualização da área alterada e a biópsia do local para confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.
Leia também nossa matéria sobre o uso da planta Barbatimão no tratamento das verrugas causadas pelo HPV. Clique AQUI!!!!
FONTE
Instituto do HPV. Guia do HPV
World Health Organization. Executive summary: the state of world health.
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário