PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

DESINFETANTES PODEM LEVAR AO CRESCIMENTO DE SUPERBACTÉRIAS

Usar desinfetantes pode fazer com que a bactéria se torne resistente a antibióticos bem como ao próprio desinfetante. Os resultados da pesquisa podem ter importantes implicações para o controle de infecções em instalações hospitalares.

Pesquisadores do the National University of Ireland, em Galway, descobriram que acrescentar quantidades crescentes de desinfetante em culturas de Pseudomonas aeruginosa, faz com que a bactéria adapte-se para sobreviver não apenas ao desinfetante mas também à cirpofloxacina - um antibiótico normalmente receitado - mesmo sem ter sido exposta a ele. A bactéria adaptada também apresentou uma mutação no seu DNA que a permitiu resistir a antibióticos da classe da ciprofloxacina.


A P. aeruginosa é uma bactéria oportunista que pode causar uma grande variedade de infecções nas pessoas com um sistema imune debilitado e naquelas com doenças como fibrose cística e diabetes. A P. aeruginosa é uma importante causa para infecções adquiridas em hospitais.

Os desinfetantes são usados para eliminar as bactérias nas superfícies e prevenir a sua propagação e se a bactéria consegue sobreviver e infectar um paciente, os antibióticos são usados para o tratamento. Entretanto, as bactérias podem resistir a ambos pontos de controle e pode ser uma séria ameaça ao paciente internado no hospital. Acima de tudo, o estudo mostrou que quando uma quantidade pequena e não letal de desinfetante era acrescida à cultura bacteriana, a bactéria adaptada conseguia sobreviver melhor do que as bactérias não adaptadas.

Dr. Gerard Fleming, que conduziu o estudo disse: "A princípio, isso significa que resíduos de desinfetantes diluídos de forma incorreta deixados nas superfícies hospitalares podem promover o crescimento de bactérias resistentes aos antibióticos.

O que preocupa é o fato de a bactéria conseguir adaptar-se para resistir a antibióticos sem mesmo ser exposto a ele". Dr. Flemming também ressaltou a importância de estudar fatores ambientais que podem promover a resistência a antibióticos. "Precisamos investigar os efeitos de usar mais de um tipo de desinfetante na criação de cepas resistentes a antibióticos. Isto aumentará a efetividade da primeira e segunda linha de defesa contra infecções hospitalares".

FONTE:
Emedix

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.