PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

EXAME PARA HANSENÍASE DESENVOLVIDO NO BRASIL CUSTA "MENOS QUE UM SORVETE"

O novo teste rápido para diagnosticar a Hanseníase foi desenvolvido no Brasil e nos Estados Unidos. A Hanseníase conhecida também como a Lepra é uma doença que está presente em todo o mundo e causa transtornos de Saúde Pública em todas as populações. Este novo exame dá novas esperanças de vitória na luta contra esta doença.

A hanseníase é uma doença bacteriana que hoje tem cura, mas diagnosticar a infecção precoce, antes dela avançar, é um desafio - principalmente em regiões mais pobres e remotas.

A doença pode causar lesões permanentes na pele e nos olhos e deformidades nos membros. Quanto mais tempo se leva para fazer o diagnóstico, mais graves são as sequelas.

Depois da Índia, o Brasil tem o segundo maior número de pacientes com hanseníase no mundo, com cerca de 30 mil novas infecções a cada ano.


O NOVO TESTE
A produção do novo método de diagnóstico é feita no Rio de Janeiro, pelo Laboratório OrangeLife. O teste é capaz de identificar a presença da doença em no máximo 10 (dez) minutos e tem apresenta custo menor que US$1,00 (dólar) - "Mais barato que um sorvete", segundo o presidente do laboratório, Marco Collovati.

O Ministério da Saúde planeja usar o teste em dois Estados do Nordeste a partir do segundo semestre de 2013, em uma fase piloto antes de adotá-lo no restante do país.

Segundo Collovati, a vantagem do teste, além do baixo custo, é que "ele é fácil de transportar e de armazenar e pode ser aplicado por agentes de saúde com treinamento muito básico".


MECANISMO DO EXAME
O exame reconhece a presença de anticorpos no sangue que reagem contra proteínas existentes nas bactérias, indicando um resultado positivo ou negativo para a doença.

Collovati diz que a precisão é de cerca de 90% - em cerca de 10% dos casos, os pacientes não produzem anticorpos suficientes para serem detectados.

A doença é transmitida pela respiração, pela tosse e microgotas de saliva, mas somente quando há contato prolongado com uma pessoa infectada - por isso é comum a transmissão entre pessoas da mesma família.

"A hanseníase é uma doença simples de se tratar, desde que seja diagnosticada precocemente. Caso contrário, ela é tratada, mas o paciente permanece com as deformações para sempre", diz Collovati.

"O teste é muito importante para acabar com o estigma que cerca essa doença há três mil anos."

FONTE
BBC

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

2 comentários:

  1. Olá... gostaria de saber se esse teste pode ser comprado em farmacias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nubia!
      Olha, de acordo com a matéria teoricamente esse teste seria comercializado por volta do segundo semestre de 2013 na região Nordeste do país. Não sabemos se de fato iniciaram as vendas nesse período. Caso você more pelo Nordeste pode sim se dirigir a alguma drogaria e perguntar se já estão comercializando o teste.

      Excluir

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.