PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

GORDURA "RUIM" PODE SER CONVERTIDA EM GORDURA "BOA" PELO FRIO. CONFIRA!

Um estudo feito no Instituto de Tecnologia de Zurique na Suiça, pela primeira vez no campo da ciência da saúde demonstrou que células de gordura marrom (gordura boa) e as células de gordura branca (gordura ruim) podem sofrer conversão e se transformarem de um tipo de célula para a outra.

Este estudo vai de encontro com as teorias atuais e as desafia quanto aos dois principais tipos de gordura encontrados no organismo, além disso, mostra um caminho totalmente novo para ser explorado com objetivo de novas estratégias para o combate à obesidade.

Vários tipos de tecidos adiposos são encontrados no corpo humano:
Gordura branca, que pode se acumular ocasionado a obesidade, a gordura marrom (CONHEÇA) e a gordura bege (CONHEÇA).

Esta pesquisa apresenta novas informações muito importantes sobre a origem dessas células, principalmente a gordura marrom, que hoje, é considerada um pré-requisito para o estudo e formulação de tratamentos terapêuticos anti-obesidade com resultados satisfatórios.

ENERGIA E CALOR
A função principal das células de gordura branca é de armazenar energia, servem de depósitos que guardam energia em forma de calorias quando o corpo recebe-as em abundância, ou seja, quando você ingere alimentos com alto teor calórico, a maioria dessas calorias são armazenadas nas células de gordura branca.

A gordura é armazenada sob a forma de gotículas de lipídios, que são usados quando o corpo precisa de energia.
As células de gordura marrom (gordura boa), ao contrário das células rancas, são especialistas em queima de energia sob forma de açúcar e gordura com resultado final a produção de calor.

Por exemplo, os recém-nascidos possuem quantidades significativas de gordura marrom, utilizando-a para manter a temperatura corporal.

Como foi demonstrado recentemente que humanos adultos também possuem adipócitos marrons, a pesquisa centrou-se na compreensão de como os adipócitos marrons são formados na idade adulta.

O objetivo final desses esforços é aumentar a quantidade e a atividade dos adipócitos marrons em pessoas obesas, permitindo que elas queimem o excesso de calorias e, portanto, reduzam o peso.


PROTEÇÃO CONTRA O FRIO

Os seres humanos, da mesma forma que os animais de laboratório conseguem se adaptar a baixas temperaturas, isto ocorre por conta da formação de células de gordura marrom dentro dos depósitos de gordura. Um exemplo disso aqui no Brasil são as pessoas que moram no extremo sul do país, onde o clima geralmente é muito frio.

Essas células convertidas são mais comuns em pessoas que vivem em climas frios do que em pessoas que vivem em climas quentes.

No entanto, a origem desses adipócitos marrons especiais vinha sendo matéria de debates. Os cientistas fizeram então experimentos com animais de laboratório demonstrando a conversão de adipócitos brancos em marrons quando as cobaias eram submetidas a temperaturas frias durante um período.

Quando elas retornaram para a temperatura ambiente, a mudança se reverteu, e a gordura marrom, não mais necessária para proteger o corpo do frio, voltou a se transformar em gordura branca.

"As terapias anti-obesidade atuais focam-se no lado da ingestão de energia, controlando o apetite e a absorção de nutrientes", diz o Dr. Christian Wolfrum, coordenador do estudo.

"Os tratamentos farmacológicos que estão disponíveis não são muito eficientes, e geralmente estão associados a efeitos colaterais. Por outro lado, esta nova abordagem para tratar a obesidade teria como alvo o outro lado da equação, o gasto de energia, promovendo a formação de gordura marrom," concluiu.

FONTE
Informativo do Instituto de Tecnologia de Zurique, Suíça.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.