PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

IOGURTE ENRIQUECIDO COM MARACUJÁ É RICO EM FIBRAS


Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, em Piracicaba (SP), desenvolveram um iogurte enriquecido com fibras incorporadas pela adição de farinha de maracujá.

O iogurte com farinha de maracujá apresentou características nutricionais superiores às do iogurte comercial, destacando-se um elevado teor de fibras alimentares.

"As fibras presentes nos subprodutos do maracujá possuem muitos benefícios à saúde e devem ser consumidas diariamente", disse Nataly Maria Viva de Toledo, que desenvolveu o novo produto.

A literatura científica inclui entre os benefícios das fibras alimentares a redução do colesterol no sangue, o controle de glicemia e do peso corporal, e a prevenção de problemas gastrointestinais.

Outro benefício da pesquisa consiste no aproveitamento dos resíduos do maracujá, que hoje são descartados.

IOGURTE COM MARACUJÁ

A farinha de maracujá é feita a partir das cascas e sementes da fruta, gerando uma alternativa para agregar valor aos subprodutos resultantes do processamento industrial da fruta.

A casca do maracujá é rica em fibras, vitaminas e minerais. Já as sementes apresentam grande quantidade de óleo com alto teor de ácidos graxos insaturados.

"A casca do maracujá corresponde a mais da metade da composição mássica da fruta e não pode mais ser considerada como resíduo industrial uma vez que estudos relatam características funcionais e tecnológicas interessantes para o desenvolvimento de novos produtos", afirma Nataly.

Os testes indicaram que o melhor sabor do iogurte é obtido com o acréscimo de 2% da farinha de maracujá.

A pesquisa também destaca que o iogurte é um produto amplamente recomendado devido suas características sensoriais, probióticas e nutricionais uma vez que além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda ser enriquecido com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais.

"Os produtos lácteos são importantes fontes de cálcio, proteínas e outros nutrientes em uma dieta balanceada. Atualmente, as indústrias e pesquisadores têm apresentado crescente interesse no desenvolvimento de produtos lácteos com teores reduzidos de gordura, com pouco ou sem açúcar, ou enriquecidos com fibras", afirma Nataly.

FONTE
Informativo USP
Diário da Saúde

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.