PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

PERÓXIDO DE BENZOILA, PARA QUE SERVE?

O Peróxido de Benzoíla possui ação bactericida (contêm em sua formulação um oxigênio de radical livre que interfere no crescimento e reprodução da bactéria anaeróbica, Propionibacterium acnes), antiseborréica e queratolítica (causa descamação das camadas superficiais da pele). É indicado nas infecções fúngicas da pele, acnes comedonal, papular e pustular.

O peróxido de benzoíla é uma molécula de fórmula C14H10O4 que serve como agente oxidante.

A liberação do oxigênio na região de aplicação resulta na ação bactericida. As bactérias causadoras das acnes e cravos são bastante sensíveis à exposição ao oxigênio, este contato tem como consequência a destruição dessas bactérias durante o uso do medicamento. Possui ação especialmente contra bactérias anaeróbicas e microanaerófilicas, que são as principais causadoras das espinhas.

O peróxido de benzoíla tem ação ampla no tratamento anti-acne e pode ser indicado para utilização contra acne papular, pustular e comedal. O peróxido de benzoila é normalmente utilizado em caráter de monoterapia ou em combinação com retinóides (geralmente ácido retinóico - Leia nossa postagem sobre o Ác. Retinóico), antibióticos e absorventes de oleosidade.



Após o uso durante 02 ou 03 meses são observados os melhores resultados no tratamento, quando se tratar de acne leve e moderada bons resultados podem ser observados rapidamente após algumas semanas de uso. A continuação com o uso do peróxido de benzoila mesmo após resultados satisfatórios se torna necessário para manter resposta clínica mais efetiva e duradoura. 

As melhores apresentações são as de base gel aquoso, pois facilitam a adesão do paciente ao tratamento  e conferem melhor absorção em diferentes tipos de pele, também porque irritam menos e são cosmeticamente mais aceitas.

POR QUE EU USARIA UM MEDICAMENTO COM PERÓXIDO DE BENZOILA?
Ele é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento contra espinhas e cravos. Ao mesmo tempo, ele promove esfoliação da pele, tem ação queratolítica (o que quer dizer que “afrouxa” os tampões de queratina que provocam os cravos e espinhas) e é bactericida (agindo contra a bactéria P. acnes). Outro detalhe importante é que os medicamentos feitos à base de peróxido de benzoila são bem acessíveis quanto ao preço.

POR QUE EU NÃO USARIA UM MEDICAMENTO COM PERÓXIDO DE BENZOILA?
Dependendo do tipo de pele e sensibilidade da mesma, o medicamento pode causar:
  • Vermelhidão
  • ressecamento intenso da pele;
  • descamação;
  • coceira;
  • fotossensibilidade (a pele mancha e queima devido ao sol com mais facilidade)
  • dermatite em caso de exposição prolongada;
  • manchas no cabelo, nas toalhas, roupas e lençóis. 
Não é recomendada a utilização do produto em crianças menores de 12 anos, gestantes e lactantes.

PRECAUÇÕES NO USO DO PERÓXIDO DE BENZOILA:
É muito importante seguir a indicação de uso dada pelo seu médico. Em geral, pomadas, géis e loções à base de peróxido de benzoila necessitam os seguintes cuidados:
  1.  Antes de usar pela primeira vez, passe uma pequena quantidade no antebraço e espere 15 minutos para assegurar que você não tem alergia a nenhum componente da fórmula. Observe se houve vermelhidão ou inchaço, se sim, não use. Enxague depois disso.
  2. Use somente uma pequena quantidade do produto e espalhe delicadamente para evitar uma superdosagem.
  3. Use sempre filtro solar com FPS 15 (no mínimo!) 
  4. Tome cuidado para não manchar tecidos coloridos ou o seu cabelo, ele tem um efeito parecido com o da água oxigenada.
  5. Não use esfoliantes ou substâncias abrasivas como ácidos a não ser que seja por recomendação do dermatologista.
POSSO COMPRAR E USAR PERÓXIDO DE BENZOILA SEM INDICAÇÃO E RECEITA MÉDICA?
Em outros países ele é bastante comum em cosméticos que não precisam de receita. Nos EUA, é vendida uma marca muito famosa: Proactive, cujos produtos são simplesmente fórmulas com peróxido de benzoila. 

No Brasil, não encontramos nada parecido, porque, geralmente a ANVISA é muito rigorosa em relação a produtos cosméticos e o peróxido de benzoila é uma substância que pode causar sérios problemas como irritação, alergias, etc.

Os remédios Acnase, Benzac, Solugel, Panoxyl, Epiduo precisam de receita para serem utilizados. Mas ela quase nunca é requisitada.

FARMACOTÉCNICA BÁSICA COM PERÓXIDO DE BENZOILA:
1 - Calcular a quantidade de peróxido de benzoila a ser utilizada de acordo com a concentração prescrita (geralmente é prescrito peróxido de benzoila a 5%, mas depende da necessidade terapêutica do paciente),
2 - Selecionar o veículo a ser utilizado (creme, creme-gel, gel, pomada, sabonete líquido etc),
3 - Pesar, o peróxido de benzoila e conservantes e triturar até obter pó fino e tamisar em tamis de malha 40 (pelo menos),
4 - Solubilizar o peróxido de benzoila (usualmente com propilenoglicol),
5 - Incorporar no veículo escolhido e adicionar essência (algas marinhas é uma ótima escolha de essência),
6 - Envasar


Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

43 comentários:

  1. posso usar peroxido de benzoila à 5%, junto com ac.azelico ? digo os dois ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danielly, foi alguma indicação médica? Se você já faz uso do peróxido de benzoila a um bom tempo e não vem percebendo resultados satisfatórios, então, pode sim fazer o uso associado, pois, o peróxido de benzoíla tem grande poder bactericida e, graças ao seu efeito antiinflamatório, ele diminui o número e o tamanho das lesões na pele. Ele não desencadeia resistência bacteriana, mas pode causar discreta irritação e dermatite de contato e o ácido azeláico é eficiente para cuidar de acne leve a moderadamente, com lesões inflamadas ou não. O que mais incomoda os pacientes é que o início da sua ação é lenta. A vantagem do ácido azeláico é que pode ser utilizado durante o dia, mas é necessário maior cuidado com o uso de protetores solares.

      Excluir
  2. Muito obrigada! na verdade a médica me passou o peróxido de benzoíla, mas comprei por engano os dois(ac. azelaico eo peroxido de benzoíla) não senti nenhuma irritação com o peróxido vou tentar usar ele a noite eo ac azelaico de manha, se eu sentir alguma irritação permaneço só no peroxido de benzoila, e aí quando eu terminar com ele inicio com o acido então. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, qualquer dúvida estamos à disposição! Continue acompanhando o blog, página no facebook e nosso instagram!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado por acompanhar o blog e pelo comentário! Curta nossa fanpage no facebook e compartilhe nossas notícias com seus colegas. Agradecemos!!

      Excluir
  4. O uso de peróxido 5%, com tetraclicina, arovit e zinco, é recomendado.

    ResponderExcluir
  5. Nayara,
    Uso o Benzac-100mg/g e gostaria de saber se existe algum mais forte que ele. Gosto do medicamento mas o efeito não está tendo muitos resultados como no início e como me mudei de cidade não consigo ir ao meu médico pois na cidade que estou morando não existe dermatologista!
    Agradecida,
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Estou tentando fazer peroxido de benzoíla 3%,sulfacetamida sódica 3%, cereal milk 1%,sabonete liquido, porem está oxidando e ficando escuro o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Romila!
      Você está usando algum antioxidante? Se sim, qual e em qual concentração? Qual é a embalagem que está utilizando?

      Excluir
  7. Oie. comecei o tratamento com peroxido de benzoila e a minha dúvida é: quando usar o medicamente eu passo e deixo ele no rosto ou retiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! Qual é o tipo de apresentação do medicamento? Gel, Sabonete Líquido, Creme, Pomada?

      Excluir
  8. Nayara é Gel. A dermatologista só prescreveu que deveria usar tres vezes na semana e começar levemente usando uma vez ao dia. Só não deixou claro, como eu devo aplicar na pele. É o Gel. 2,5 %.
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Luana Ferreira.
      Como se trata de um Gel, a aplicação é simples. Antes de usar pela primeira vez, passe uma pequena quantidade no antebraço e espere 15 minutos para assegurar que você não tem alergia a nenhum componente da fórmula. Observe se houve vermelhidão ou inchaço, se sim, não use. Enxague depois disso. Se não houve nenhuma reação alérgica aplique de maneira uniforme nas áreas indicadas pela sua dermatologista, sempre à noite. Ao acordar, lave bem o rosto e use protetor solar durante o dia.

      Excluir
  9. Nayara também estou lavando o rosto com acido glicólico. Já li que antes de passar o peroxido de benzoíla tenho que deixar o rosto limpo, será que posso lavar com o acido glicólico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez aplicado, o ácido glicólico reage com a camada superior da epiderme, enfraquecendo as propriedades de adesão dos lipídios que mantém as células mortas da pele aderidas. Isto permite que o estrato córneo seja esfoliado, revelando a pele subjacente, criando uma necessidade de repor através da produção de células jovens. Este processo promovido pela aplicação do ácido glicólico é uma maneira de facilitar a permeação de ativos.

      Então, você lava com o ácido glicólico não para deixar o rosto limpo, mas sim para fazer com que o peróxido de benzoíla tenha sua ação potencializada. Tenha muito cuidado com esse processo, ele pode deixar sua pele frágil.

      Excluir
  10. Bom dia Nayara!

    Vi seu blog e amei, tenho acne mas são das menos agressivas, mas é um grande incomodo, vou usar o Peroxido de Benzoila, e gostaria de saber se há algum hidratante para passar pois a pele fica sensível e como a minha é pele seca, tenho medo que resseque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Camila Oliveira!
      A ação do Peróxido de Benzoila é secante, ou seja, naturalmente sua pele ficará mais seca. Mesmo assim, procure usar um hidratante de boa qualidade e que não deixe a sua pele com aspecto ensebado. Dê preferência aos hidratantes de laboratórios conceituados na área de dermatologia: L'oreal paris, Lancôme, La roche posay pele seca, ADCOS etc.

      Excluir
  11. Ontem comecei meu tratamento com Peroxido de Benzoila, mas meu rosto está muito vermelho e apenas a área dos olhos está inchada e meu rosto coça muito isso é normal? Ou devo suspender o uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ariane! Olha, a vermelhidão é sintoma comum no tratamento com Peróxido de Benzoila. Quanto ao inchaço na área dos olhos continue observando se o quadro de irritação vai aumentar, se continuar aumentando suspenda o uso e volte a se consultar com o seu médico dermatologista. A coceira também pode ser considerado um sintoma normal, visto que o peróxido provoca renovação celular, mas fique atenta também ao grau de coceira. Procure utilizar o peróxido apenas à noite e antes de utilizar você deve lavar e secar bem o rosto.

      Excluir
  12. Ola bos noite! Uso o peroxido ha mais de 1 meses todas as noites quando vou durmir.. Eu nao vi ainda resultados...! Eu posso usar a pomada adapaleno(acido retinoico) tamb pra ver se ajuda melhor no tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o adapaleno é comercializado apenas com prescrição médica. Portanto, é aconselhável que você procure um dermatologista para avaliar a necessidade do uso.

      Quanto ao uso do peróxido, ele só vai evitar o aparecimento de espinhas e diminui a oleosidade da pele, não tem efeito clareador.

      Excluir
  13. Oi tenho foliculite crônica..meu dermato me indicou lactato de amonio 14% alantoina 1 %
    eritromicina 4% e ácido kojico 4% Loção! Mas não está me ajudando.. Hoje minha amiga me emprestou um gel de peroxido de benzoila 7,5 % para mim experimentar para ve se dá uma melhorada, será que uso??!

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou usando Peroxido de benzoila 5% sabonete líquido 3x ao dia (manhã, tarde e noite) e Acido Mandélico 3% Licorice PT40 0,5% Rutina 5% em gel não iônico
    intercalado dia sim, dia não com Acido Mandélico 10% Acido Fítico 1% em gel não ionico. Uso protetor de 4 em 4 horas.
    Estou fazendo certo?
    Estou sentindo minha pele meio ressecada, você indicaria alguma outra fórmula, especialmente para a área do olho?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá, andei pesquisando na internet, em tratamentos para pelo encravado ou inflamado no nariz, e o Peróxido foi indicado como tratamento, ele funciona bem para isto?
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Ola me chamo Érika, eu uso azelan ha tres meses contra espinhas e minha dermatologista decidiu passar essa formula peróxido de benzoila 10% alfa bisabolol 2% sepigel qsq 20ml para eu passar no rosto a noite e durante o dia continuar o uso do azelan. Tem algum problema se eu usar os dois? Eu estou acostumada a usar azelan de dia e de noite. E lavo continuamente meu rosto com granado sabonete liquido. Tenho medo se usar os dois queimar meu rosto??

    ResponderExcluir
  17. ola uso peroxido de benzoila 5% e ac salicilico e notei que minha pele esta aspera e apareceu uma mancha meio escura e normal?

    ResponderExcluir
  18. Olá...esse medicamento tem alguma função ou propriedade para fechar poros dilatados?
    Grata.

    ResponderExcluir
  19. olá, tudo bem??
    seguinte 1 dermatologista receitou peróxido de benzoila 10% associado a adapaleno 0,05% serum, 1x a noite durante 60 dias.
    além disso tbm receitou peróxido de benzoila 5% (sabonete), 3 x ao dia.
    e o terceiro foi adapaleno 0,025% gel/creme (esse 3x na semana a noite).
    ok, mas estou no quarto dia de uso seguido e sinto q o primeiro q citei está causando ardência e vermelhidão (acredito q eu esteja passando em excesso), além disso notei q começou uma pequena descamação na pele.
    Esse é praticamente meu primeiro tratamento, e agora? devo continuar? repito q esse o dr receitou o uso durante 60 dias, sendo q na metade desse período eu tenho q retornar ao dr.
    Dedes já obrigado.

    ResponderExcluir
  20. OLA, BOA TARDE. Gostaria de saber se posso usar o peroxido de benzoila 5% alternado com um gel composto por Hidroquinona e Ac. Glicolico?

    Desde ja, obrigada. ;)

    ResponderExcluir
  21. ola gostaria de sabe se posso usar o peroxido de benzoíla gel em toda parte do rosto pois o medico n falou se era em toda parte ou só nos lugares que precisa? fiquei em duvida, e se posso usar toda noite? obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite é a primeira vez que visito o blog e amei muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite é a primeira vez que visito o blog e amei muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Oi, comecei meu tratamente esta semana com :
    Adapaleno 0,1% Alfabisabolol 1% peroxido benzoila 5%
    Gel serum sem Álcool
    Queria saber se tem algum efeito colateral? Meu rosto está um pouco irritado e ardendo.

    ResponderExcluir
  25. Oi, comecei meu tratamente esta semana com :
    Adapaleno 0,1% Alfabisabolol 1% peroxido benzoila 5%
    Gel serum sem Álcool
    Queria saber se tem algum efeito colateral? Meu rosto está um pouco irritado e ardendo.

    ResponderExcluir
  26. Estou fazendo o tratamento com isotretinoína e minhas espinhas estão imfladas ....Posso passar Peróxido de benzoila no rosto ?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite! Minha dermatologista passou o (peroxido de benzoila) e o triluma porem os dois para usar a noite. Agora não sei se passo os dois juntos ou intercalo.
    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  28. Olá, bom dia !
    Estou usando algum tempo ácido para o melasma q na sua composição tem tretinoina+hidroquinona+fluocinolona acetonina.mas apareceu acne e estou querendo usar peróxido de benzoila para a minha acne posso ? Por favor fico no aguardo da sua resposta . Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Olá, bom dia !
    Estou usando algum tempo ácido para o melasma q na sua composição tem tretinoina+hidroquinona+fluocinolona acetonina.mas apareceu acne e estou querendo usar peróxido de benzoila para a minha acne posso ? Por favor fico no aguardo da sua resposta . Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Olá, estou grávida de 5 meses e estou com acne gravídica muita por sinal, a dermatologista me receitou Peroxido de Benzoíla gel a 2℅, li que não é recomendado para gestantes. Corro algum risco quanto ao meu bebê?

    ResponderExcluir
  31. O PERÓXIDO DE BENZOILA não clareia ad manchas deixadas pelas espinhas?

    ResponderExcluir

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.