PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

USO DA ROMÃ PARA TRATAR INFLAMAÇÕES BUCAIS

Alunos do Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) desenvolveram um projeto de iniciação científica sob a orientação do Professor Braz José do Nascimento Júnior.

O estudo avaliou as propriedades terapêuticas da Romã (Punica granatum) na cicatrização de úlceras bucais em ratos Wistar (Ratus novergicus). A Punica granatum, popularmente conhecida como "romã", tem ação cicatrizante e anti-inflamatória. Por essa razão, é usada pela população para combater problemas na cavidade bucal e faringe. Em levantamento realizado em comunidades da cidade de Petrolina-PE, constatou-se que muitas pessoas utilizam essa planta para tratar estomatites aftosas (aftas). Esses comunitários obtêm o suco mascando as sementes da polpa da romã e depois fazem bochechos com o chá da casca utilizando o método de decocção.

OBJETIVO DO ESTUDO

Identificar a ação dessa punicácea em estomatites induzidas por queimaduras no dorso de língua de ratos Wistar. Foram utilizados oito animais, divididos em quatro grupos:

Grupo 01: Suco de romã
Grupo 02: Suco de romã + chá da casca desidratada
Grupo 03: Chá da casca desidratada 
Grupo 04: Controle

As queimaduras foram confeccionadas com instrumental padrão odontológico. Os produtos derivados da romã foram aplicados duas vezes ao dia, de acordo com seus grupos. Foram sacrificados quatro animais ao terceiro e nono dias. A obtenção de lâminas histológicas foi pela técnica automatizada convencional e corada por hematoxilina-eosina (HE). Os grupos tratados com chá de romã tiveram melhores resultados no nono dia. Com três dias, não se observaram diferenças significativas entre os grupos. 

Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a romã tem ação cicatrizante na mucosa lingual de ratos Wistar. Acredita-se que essa planta medicinal tem ação cicatrizante semelhante em seres humanos. Deve-se ter cuidado no bochecho com chá de romã, pois o mesmo não deve ser engolido, e sim, expectorado ao final, pois pode causar náuseas e vômitos. Esse estudo foi o início de uma série de pesquisas sobre a ação de plantas medicinais (nativas ou exóticas) do semiárido no tratamento de patologias orais.

Alunos que participaram do estudo:
Adna Maelly Telles dos Santos, Emerson Oliveira Santos, Andressa Torres Sousa, Mariana Rodrigues Xavier, Rosa Maria Gomes de Sousa e Tamires dos Santos Almeida.


FONTE
Informativo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da UNIVASF - UNIVASF.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.