PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUÍMICOS QUE FORMAM O CORPO HUMANO? FIQUE SABENDO!

O organismo é composto de uma porção de integrantes da tabela periódica. Na maioria dos casos eles aparecem combinados e desempenham diferentes funções da cabeça aos pés. Recorde os tempos de colégio e faculdade e entenda o papel de 21 moléculas fundamentais à nossa existência.



Obtido principalmente por meio da respiração, é usado por todas as células na hora de converter os nutrientes em energia. Por essa razão é o elemento mais abundante do corpo. Concentração no corpo humano: 65%





Compõe a água, que representa cerca de 70% do peso de um ser humano. Tem a função de, entre outras coisas, transportar substâncias, limpar órgãos e regular a temperatura. Concentração no corpo humano: 10%





É o mineral mais comum, presente em ossos e dentes. Ainda está nas membranas celulares, onde trabalha como porteiro, decidindo o que entra e sai. É obtido sobretudo com os laticínios. Concentração no corpo humano: 1,5%



Reside em especial na boca, formando uma camada que protege os dentes do ataque das bactérias da cárie e da gengivite. Entra no corpo pra valer por meio da água fluoretada das torneiras. Concentração no corpo humano: 0,0037%




Neutraliza a carga positiva de vários elementos, condição básica para que reações químicas aconteçam em diversos tecidos. O cloro está, por exemplo, no sal de cozinha. Concentração no corpo humano: 0,2%



Um importante parceiro da insulina na hora de colocar a glicose das refeições, recém-chegada à circulação, no interior das células. À mesa, é fornecido por ovos e carnes. Concentração no corpo humano: 0,0000024%.



Componente dos hormônios T3 e T4, que são produzidos pela tireoide e regulam todo o metabolismo. Vem do sal e de hortaliças. Carência ou excesso geram disfunções na glândula. Concentração no corpo humano: 0,000016%.

O trio é responsável por combater os temidos radicais livres, agentes que envelhecem as células e danificam o DNA. Está na castanha-do-pará, na soja e no feijão. Concentração no corpo humano, respectivamente: Se(0,000019%), Mn(0,000017%), Mo(0,000013%).


Sem ele, a vida não seria possível: todas as moléculas orgânicas possuem carbono. Durante a respiração, é expirado junto com o oxigênio na forma de gás carbônico. Concentração no corpo humano: 18%.



É indispensável ao DNA, estrutura localizada no núcleo das células que carrega toda a nossa receita genética. Também é o elemento básico das proteínas do corpo. Concentração no corpo humano: 3%.


A dupla, encontrada em cereais e legumes, está na composição do trifosfato de adenosina, o ATP, que armazena energia. O fósforo ainda é peça-chave nas cadeias de DNA. Concentração no corpo humano, respectivamente: P(1%), Mg(0,05%).

Contraem e relaxam os músculos. O potássio fica dentro das fibras musculares e o sódio, do lado de fora. A troca de posições garante os movimentos. Daí por que precisam estar em equilíbrio. Concentração no corpo humano, respectivamente: Na(0,15%), K(0,2%).


Transforma itens tóxicos que podem contaminar comidas e bebidas em substratos inofensivos à saúde. Contudo, alguns maus odores emitidos pelo organismo se devem a ele. Concentração no corpo humano: 0,25%



Oferecido por peixes e frutos do mar, participa da digestão, atua no transporte de oxigênio e nas nossas defesas, além de ser essencial à cicatrização de feridas. Concentração no corpo humano: 0,0032%.

O cobalto ajuda a formar as hemácias do sangue. O ferro integra a hemoglobina, proteína dessas células que carrega o oxigênio pela circulação. Eles vêm das carnes e das oleaginosas. Concentração no corpo humano respectivamente: Fe(0,006%), Co(0,000002%).


Constitui a membrana da mitocôdria, estrutura da célula que produz a molécula de ATP, o combustível celular. Sua presença faz a liberação de energia ser gradual. Concentração no corpo humano: 0,0001%.


O ORGANISMO DIVIDO POR ELEMENTOS:



Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.