PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

VACINA CONTRA HERPES-ZÓSTER

Ela chega ao país para evitar a reativação de um vírus presente em 90% da população.
A farmacêutica americana MSD acaba de lançar no Brasil um imunizante que previne o herpes-zóster, causado pelo vírus varicela-zóster. Num primeiro momento (geralmente na infância), esse agente infeccioso provoca catapora. Porém, mesmo com o problema curado, ele permanece no corpo, em estado de latência por décadas. Quando o sistema imune está vulnerável, volta a atacar, daí vem o zóster. "Surgem lesões dolorosas na pele, principalmente na região das costelas", diz a médica Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia. A vacina, indicada a quem tem mais de 50 anos, visa justamente impedir esse quadro.
HÁ HERPES... E HERPES.
O zóster nada tem a ver com aquelas feridinhas que podem aparecer na boca (e até na genitália), estas provocadas por outro vírus, o herpes simples. "A semelhança entre eles se restringe ao nome", diz Ricardo Cunha, sanitarista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, em São Paulo.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.