Procure o hemocentro mais próximo. Faça disto um hábito, seja um doador! Um grande ato incentivado e apoiado pelo SUS.
Não existe nada que substitua o sangue. A doação é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso, seja um doador frequente. Essa corrente precisa de você. É importante que você saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.
Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança a você e aos pacientes que receberão a doação. É muito importante que você seja sincero nas respostas. Tudo o que disser será mantido em sigilo.
COMO EU POSSO ME TORNAR UM DOADOR?
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:
- Sentir-se bem, com saúde.
- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Pesar acima de 50 kg.
- Ter entre 16 e 67 anos de idade.
*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação.
RECOMENDAÇÃO PARA O DIA DA DOAÇÃO:
- Nunca vá doar sangue em jejum.
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
- Evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação.
- Evitar alimentos gordurosos.
QUEM NÃO PODE DOAR?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após 10 anos de idade.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas.
- Usuários de drogas.
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.
O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO?
O doador recebe instruções referentes a seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como:
- Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
- Não fumar nas primeiras 2 horas.
- Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.
O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
ISTO É IMPORTANTE:
Embora realizados exames no sangue coletado (hepatites, sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), há um período chamado janela imunológica - espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste. Isso significa que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso e este não ser destacado através dos exames realizados. Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame.
SERVIMOS DE EXEMPLO!!
Nós, Farmacêuticos do Blog Pharmagistral como forma de incentivo para que nossos leitores e amigos também façam o mesmo, fomos até a Fundação HEMOPE da nossa cidade e doamos sangue em solidariedade a todos que estão precisando. "Eu nunca doei sangue, tenho medo, dói muito?" Você já deve ter feito exame de sangue, certo? A dor é a mesma... E, pensamos que em um momento tão especial como esse, a dor é o que menos importa! A doação é rápida, não passa de 30 minutos!! SEJA UM DOADOR!! #doesangue
Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.
Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.
0 comentários:
Postar um comentário