PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

ACUPUNTURA: PONTOS NA ORELHA PARA EMAGRECER

Pesquisa utiliza auriculoacupuntura para favorecer a perda dos quilos extras.
Cientistas da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, avaliaram a eficácia da auriculoacupuntura, método que estimula pontos específicos da orelha, no tratamento do excesso de peso. Para isso, dividiram 91 voluntários gordinhos em três grupos. No primeiro, foram inseridas agulhas em cinco pontos da região auricular: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men. Todos eles atuam em órgãos e sistemas importantes do metabolismo.

 "O shen-men, por exemplo, está relacionado à melhora da compulsão alimentar. E muitas vezes o exagero nas porções acontece por fatores emocionais", conta Alexandre Massao, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo. Já na segunda turma os estudiosos incitaram apenas a área do apetite, enquanto a terceira parcela de participantes não levou agulhadas. Após algumas semanas, houve uma diminuição no índice de massa corporal (IMC) de 6,1% no primeiro grupo e de 5,7% no segundo, o restante do pessoal não emagreceu.

"Acreditamos que a auriculoacupuntura acelera a queima de gordura", resume Sujung Yeo, autor do trabalho.

ACUPUNTURA FOCADA
Confira as cinco regiões da orelha estudadas
OPÇÃO CONTRA A ENXAQUECA
Em um experimento conduzido na italiana Universidade de Padova, as agulhadas na orelha minimizaram quadros de enxaqueca sem aura, quando a dor não vem acompanhada de alterações visuais. "A técnica controla o incômodo por liberar substâncias no cérebro, como a serotonina, que trazem alívio" explica o anestesiologista Francesco Ceccherelli, que assina o artigo. Aliás, as terapias complementares já são indicadas para lidar com o problema. "Acupuntura, meditação ou ioga podem compor a abordagem médica junto com os remédios", avalia o neurologista Ariovaldo da Silva Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.